Aplica-se ás versões: Hydros V4

Assunto

Ao acessar o comando "Ferramentas - Ler DWG/DXF" não é possível importar o arquivo para o Hydros, ou então, o mesmo aparece vazio ou incompleto. O que fazer neste caso?

Artigo

Os motivos pelo quais os arquivos DWG/DXF não são lidos, ou aparecem incompletos no programa Hydros se dão por diversos motivos. Em seguida, serão listados as principais verificações e procedimentos que devem ser efetuadas para resolver este problema.

Comando para Importação

Inicialmente, deve-se verificar se o comando utilizado para importação do arquivo esta correto. Utiliza-se para importação dos arquivos DWG/DXF para o programa Hydros o comando "Ferramentas - Ler DWG/DXF" presente no ambiente do croqui de um pavimento em específico, conforme figura abaixo, ou seja, este comando deve ser acessado somente após atribuição dos pavimentos e suas características.

Problema_importar_arquivo (a)

Comando "Ferramentas - Ler DWG/DXF"

Programa a utilizar para Importação dos arquivos

Atualmente, é possível importar arquivos com formato DWG ou DXF para o programa Hydros. Porém, o programa responsável pela importação de arquivos DWG é o QiCad V4 (Versão comercial ou livre), portanto, deve-se verificar se o mesmo está sendo utilizado pelo programa Hydros para importação de tais arquivos.

Caso possua o programa QiCad V4 em uma chave diferente do código utilizada pelo programa Hydros, ou então, não possua o programa QiCad V4, deve-se utilizar para importação de arquivos DWG o programa QiCad Viewer.

Para utilizar o programa QiCad para importação dos arquivos, sugere-se os procedimentos indicados pelo artigo " Habilitar o QiCAD Viewer na configuração dos softwares AltoQi"

Preparação da arquitetura no programa de CAD original

Em geral, sugere-se que seja efetuada a preparação da arquitetura no programa de CAD utilizado antes de importar o mesmo para o programa Hydros. Isto se dá, pois existem elementos que não se comportam bem ao serem importados para o programa Hydros, como é o caso das elipses, por exemplo. Portanto, serão indicados alguns procedimentos que devem ser efetuados na planta para que posteriormente esta seja lida no programa Hydros.

1. Limpeza da arquitetura

Sugere-se que sejam mantidos na arquitetura somente os elementos necessários para efetuar o lançamento das redes pelo programa Hydros, ou seja, móveis, vegetação etc devem ser apagados para que não sobrecarreguem a arquitetura. É interessante também, que sejam eliminados as hachuras presentes no desenho.

2. Explode, Audit e Purge

Ainda devem-se executar alguns comandos específicos, são eles:

  • Explode: Devem-se explodir todos os elementos presentes na arquitetura pelo menos duas vezes;
  • Audit: Após explodir os elementos, deve-se utilizar o comando Audit;
  • Purge: Por último, utiliza-se o comando Purge.

3. Posicionamento da arquitetura e elementos perdidos

Em alguns casos, ao efetuar a leitura dos arquivos no programa Hydros, aparece a mensagem "O arquivo encontra-se em coordenadas excessivamente elevadas". Isto se dá, pois, o desenho editado no programa original encontra-se muito distante das coordenadas de origem (0,0), ou então existem elementos perdidos, distantes da origem e também da arquitetura.

Para resolver este problema, deve-se inicialmente mover a arquitetura para próxima da origem. Caso após efetuado tal procedimento ainda não for possível importar a arquitetura para o programa Hydros, e este apresentar a mesma mensagem, certamente existem elementos perdidos na arquitetura que ainda se encontram distantes da origem.

Sugere-se então que sejam localizados tais elementos e em seguida estes sejam apagados. Caso não seja possível localizá-los, copie e cole somente a arquitetura em um novo arquivo, e em seguida salve o mesmo e efetue a leitura no programa Hydros.

Após efetuada a leitura do arquivo no programa Hydros

Mesmo após efetuados os procedimento indicados acima, assim que efetuada a leitura do arquivo no programa Hydros, a arquitetura pode apresentar alguns elementos explodidos. Para tentar resolver esta situação, sugere-se que seja efetuada a importação do mesmo arquivo no programa QiCad (versão completa ou versão livre) conforme procedimento indicado abaixo:

  • Abra o programa QiCad (versão livre ou versão comercial);
  • Acesse o comando "Arquivo - Importar";
  • Localize o arquivo em questão e abra o mesmo;
  • Verifique se o mesmo ficou corretamente enquadrado, caso não, localize possíveis elementos perdidos na arquitetura e apague os mesmos, selecionando-os e pressionando o botão DEL do teclado;
  • Em seguida, acesse o comando "Arquivo - exportar";
  • Selecione como Arquivo do Tipo "Arquivos DXF compatíveis AltoQi", como representado em vermelhor pela figura, e pressione Salvar;

Problema_importar_arquivo (b)

Selecionando o Tipo de arquivo para exportação

  • Feche o programa QiCad utilizado e efetue a importação do arquivo recém salvo para o programa Hydros.

Caso ainda possua alguns elementos explodidos, sugere-se que os mesmos sejam redesenhados no programa Hydros através das ferramentas de desenho presentes. O programa Hydros disponibiliza também uma biblioteca de símbolos com aparelhos de utilização que podem também inseridos no projeto através do comando "Ferramentas - Símbolo - Inserir"

Problema_importar_arquivo (c)

Inserir símbolo

Procedimento iniciais no programa Hydros

Após efetuada a leitura do arquivo para o programa Hydros, deve-se inicialmente posicionar a origem do mesmo, conforme indicado pelo artigo "Posicionamento da origem", em seguida deve-se converter a escala da arquitetura, cujo procedimento é indicado pelo artigo "Conversão da escala".

tag(s): Importar