Aplica-se à:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Quando devo utilizar o tubo para coluna?

Artigo

O comando Hidráulico-Tubo para coluna é uma variação do comando Hidráulico-Tubo que permite adicionar um tubo que liga o pavimento atual ao pavimento inferior.

Este comando é utilizado para compor as colunas entre os pavimentos. Isto porque o programa monta automaticamente os tubos que ligam colunas em pavimentos adjacentes, mas estes tubos podem ser apagados ou divididos nas janelas de Cad isométrico. Com este comando, disponível apenas nas janelas de CAD isométrico, pode-se ligar novamente um trecho de tubulação a uma coluna no pavimento inferior.

Como acessar:

Para acessar o comando o usuário deverá estar dentro do detalhe isométrico e selecionar o menu Hidráulico-Tubo para coluna.

Utilizando_tubo_para_coluna(aMenu Hidráulico – Tubo para coluna

Uma vez acessado o comando, é apresentado um diálogo como a seguir.

Utilizando_tubo_para_coluna(b)Diálogo de edição do elemento tubo

Informe a rede, o material e o diâmetro que deseja utilizar e clique em OK.

O programa solicita agora a seleção de uma conexão existente para definir o início do tubo. Deve ser selecionada a conexão a ser ligada ao tubo, compondo a coluna.

Utilizando_tubo_para_coluna(c)Coluna inferior destacada

Após selecionar a conexão inicial de ligação da coluna, surgirá uma indicação em forma de círculo preenchido, que se  refere a posição da coluna hidráulica existente no pavimento inferior dentro da região do detalhe, bastando agora o usuário clicar na indicação para fazer a ligação da coluna em ambos os pavimentos.

 

Utilizando_tubo_para_coluna(d)

Tubo vertical adicionado

 Deve-se observar o sentido do fluxo do tubo que foi adicionado, caso tenha sido inserido invertido, basta ao usuário acessar o comando Elementos – Inverter sentido dos tubos e selecionar o tubo recém-criado.

tag(s): Coluna