Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como proceder para dimensionar a rede pluvial no AltoQi Hydros?

Artigo

Hydros V4

Após efetuado o lançamento das colunas e dos tubos pluviais, deve-se definir dois itens respectivos a configuração:  intensidade de precipitação e fluxo na seção.

Para localizar estes itens acesse o menu Configurações-Dimensionamento;

lanc_rede_pluvial(03)

Dimensionamento

  • Intensidade de precipitação: define o valor da intensidade de precipitação que será utilizada para o dimensionamento das tubulações pluviais. Este valor, multiplicado pela área de cobertura definida em cada coletor pluvial, define a vazão em cada ponto.

  • Fluxo na seção: define o percentual da altura da seção transversal dos tubos que será considerado como altura efetiva para passagem da água. Um valor de 100% define um fluxo a seção plena.

Após definido estes itens deve-se estabelecer a área de cobertura. Esta área deve ser criada a partir da concepção de uma poligonal fechada.

Para a definição desta área deve-se aplicar o comando Sanitário - Definir área de cobertura e efetuar o seguinte procedimento:

  • Clique em uma das colunas pluviais da cobertura;

  • Em seguida crie uma poligonal que compreenda exatamente a área que irá contribuir coluna.

lanc_rede_pluvial(02)

Definindo área

Após este processo, o dimensionamento já pode ser efetuado, sendo necessário apenas executar o comando Elementos–Verificar-Diâmetro.

Hydros 2002 e 2000

Para localizar os itens referentes à  intensidade de precipitação e fluxo na seção, acesse o menu Configurações-Projeto-Dimensionamento;

lanc_rede_pluvial(01)

Dimensionamento

tag(s): Dimensionar, Lançamento