Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como proceder para que o programa calcule o barrilete contando com duas saídas da caixa d'água?

Artigo

Hydros V4 e 2002

Para que se possa calcular corretamente o barrilete, deve-se lançar a tubulação hidráulica com a opção barrilete acionada, a fim de que o programa  considere os dois sentidos de fluxo existentes, sem que o usuário precise alterar os sentidos de fluxo manualmente como era feito no Hydros 2000. Para lançar a tubulação do barrilete, deve-se:

  • Acessar o menu Hidráulico - Tubo;

  • Selecionar a opção barrilete;

  • Dimensionar os tubos através do menu Elementos-Verificar-Diâmetros.

Dimensionamento/Tubos/Dimensionamento_do_Barrilete(e)

Opção barrilete acionada

 

Dimensionamento_do_Barrilete(f)

Tubos lançados com a opção Barrilete

Verifica-se que os tubos lançados com a opção barrilete são mostrados com as setas de fluxo nos dois sentidos, indicando que o dimensionamento será feito automaticamente para ambos os sentidos de fluxo.

Após a verificação  dos diâmetros calculados, o projetista pode estabelecer um único  diâmetro para o barrilete.

Para tal, pode-se, executar um duplo clique sobre o texto dos diâmetros, que permaneceram inferiores, optando por um único diâmetro para o barrilete.

Caso o usuário tenha lançado a tubulação sem a opção barrilete e queira, posteriormente, atribuí-la à tubulação, bastará dar um duplo clique sobre o tubo, clicar no botão "Dimensionamento" e acionar a opção barrilete. Imediatamente o tubo passará a ser representado como barrilete.      

Hydros 2000

O programa irá calcular os diâmetros de acordo com o sentido do fluxo estabelecido.

Dimensionamento_do_Barrilete(a)

Corrigindo Barrilete

Para que se possa calcular corretamente o barrilete, deve-se estabelecer um único sentido para ele. Mantendo-se o fluxo como indicado na figura acima, o programa não irá considerar que o barrilete está alimentando todas as colunas mas a metade delas, pois ele irá dimensionar trecho a trecho, de acordo com a posição das colunas e o sentido do fluxo no barrilete. Para corrigir o barrilete, deve-se:

  • Acessar o menu Elementos-Inverter sentido dos tubos;

  • Selecionar os tubos que devem ser invertidos;

  • Dimensionar os tubos através do menu Elementos-Verificar-Diâmetros.

Dimensionamento_do_Barrilete(b)

Invertendo  o sentido

Como o dimensionamento do barrilete só foi feito em um sentido, deve-se fazer o mesmo teste no sentido oposto, alterando o fluxo e, novamente, dimensionando o barrilete de acordo com os tópicos já citados acima.

Deve-se observar que ao estabelecer o sentido do fluxo em uma única direção, alguns tubos ficaram sem vazão como, por exemplo, os que abastecem o barrilete. Uma vez que o sentido  foi alterado o programa não mais contabiliza o consumo dos aparelhos; contudo, se este já foi dimensionado anteriormente no outro sentido, agora no segundo dimensionamento não se deve atribuir o diâmetro calculado e passar para o próximo.

Após verificar  os diâmetros calculados, o projetista pode estabelecer um único  diâmetro para o barrilete.

Para tal, pode-se, executar um duplo clique sobre o texto dos diâmetros, que permaneceram inferiores, optando por um único diâmetro para o barrilete.

 Dimensionamento_do_Barrilete(c)

Estabelecendo um único diâmetro

Por fim, o barrilete foi corrigido, com o diâmetro uniforme.

 Dimensionamento_do_Barrilete(d)

Barrilete corrigido

tag(s): Dimensionamento