Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Quais as formas de dimensionamento que posso utilizar na rede de água utilizando o Hydros?  

Artigo

O dimensionamento de um ramal de água fria ou quente poderá ser realizado conforme se configure um dos seguintes critérios:

  • Admitir que há consumo simultâneo de todos os aparelhos;

  • Considerar o consumo simultâneo máximo provável dos aparelhos.

Critério do consumo simultâneo máximo possível

Se o item "Utilizar método dos pesos" não for ativado, o dimensionamento será feito admitindo-se que os diversos aparelhos servidos pelo ramal são utilizados simultaneamente, de modo que a vazão total do início do ramal será a soma das vazões em cada um dos sub-ramais. A vazão a ser utilizada para cada peça é configurada no botão "Dados adicionais", na Configuração Peças hidráulicas, item "Vazão de projeto".

Critério do consumo simultâneo máximo provável

Caso o item "Utilizar método dos pesos" seja ativado, o dimensionamento será feito através do Método dos pessos. O processo baseia-se na probabilidade de uso simultâneo dos aparelhos e peças, no qual não se faz distinção quanto à natureza do prédio, tipo de ocupação e regime de horário. O método consiste no seguinte:

  • Atribuem-se "pesos" às várias peças de utilização, para definir suas demandas, conforme definidos no botão "Dados adicionais" de cada peça, na Configuração de Peças hidráulicas;

  • Somam-se os pesos das diversas peças alimentadas através do trecho considerado;

  • Com base neste valor, aplica-se uma equação, que utiliza um coeficiente de descarga C, sendo C=0,30 l/s, para ter-se a vazão em l/s.

cons_proj_hidraulico

tag(s): Configuração, Dimensionamento