Aplica-se à: Hydros V4

Assunto

Em meu projeto sanitário preciso considerar também a contribuição de uma edificação externa ao projeto. O que deve fazer para que não seja ncessário efetuar o lançamento de toda a edificação externa?

Artigo

Existem situações, em que é necessário acrescentar a um coletor a contribuição de esgoto existente em uma edificação externa ao projeto. Neste caso não é necessário efetuar o lançamento de toda a edificação externa ao projeto, basta apenas conhecer a contribuição total gerada pela edificação externa.

Através do valor da contribuição total da edificação externa, é possível criar uma peça no cadastro de peças (aparelho sanitário) cuja unidade de contribuição hunter seja igual a contribuição total da edificação externa. Desta forma, deve-se lançar em um ramal que represente a chegada da tubulação no subcoletor a peça cadastrada para tal finalidade.

Cadastrando a peça

Como neste caso não será cadastrado e nem lançado um item comercial, nnão será necessário cadastrar um item no programa, visto que a edificação externa não será necessário ser gerada na lista de materiais.

Para cadastrar a peça, proceda conforme indicado a seguir:

  • Acesse o comando "Configurações - Peças sanitárias";
  • Para este exemplo em questão a peça será cadastrada dentro de PVC esgoto. Desta forma, escolha o material no qual a peça será cadastrada, selecione o mesmo e pressione o botão "+", conforme mostra a figura a seguir;

Selecionando o material

  • Decreva o nome para a edificação. Para este exemplo será definido "Edificação externa", pressione OK;

Descrevendo o nome do grupo

  • Em seguida selecione o grupo recém criado, e pressione novamente o botão "+". Defina o nome da peça em questão;

Definindo o nome da peça

Após definido o nome do grupo e peça, deve-se configurar a peça em questão. Selecione a peça recem cadastrada e preencha o cadastro conforme mostrado a seguir:

  • Defina em Tipo "Aparelho sanitário";

Definindo o Tipo

  • Clique em dados adicionais, e insira o valor de contribuição que a edificação externa demandará para o projeto e pressione OK.

Definindo a contribuição externa

  • Em Informações Geométricas, defina os dados conforme indicado pela figura abaixo, pressionando o botão "+";

Definindo as informações geométricas

Os itens associados não serão definidos, pois neste caso o cadastro não esta relacionado a nenhuma peça comercial.

Após efetuado os procedimentos indicados a peça estará cadastrada no programa e poderá ser lançada no projeto.

Lançando a peça no projeto

Após o cadastro da peça, é possível lançá-la no projeto. Desta forma, a tubulação que antecede o subcoletor já deve ter sido lançada e a conexão no qual a peça será inserida já deverá ter sido determinada.

Para lançar a peça cadastrada que representa a edificação externa, deve-se utilizar o comando "Sanitário - Aparelho sanitário" e selecionar a conexão desejada. A peça será então apresentada no janela Definir peças. Basta selecioná-la e pressionar "atribuir".

Selecionando a peça

Após efetuado tal procedimento o programa passará a considerar a também a contribuição da edificação externa.

tag(s): Dimensionamento