Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como é feito o dimensionamento e lançamento de um projeto de águas pluvial?

Artigo

O lançamento da rede de água pluvial é muito simples, a seguir veja o exemplo sucinto de um projeto de águas pluviais.

Como exemplo será considerada uma edificação com três pavimentos: térreo, superior e cobertura.

dim_pluvial(01)

Janela de projeto

O Hydros efetua o dimensionamento dos coletores pluviais verticais e horizontais, a partir do índice pluviométrico, da área de cobertura e da seção dos coletores.

Hydros V4

Estes dados devem ser previamente configurados nas Configurações do projeto:

dim_pluvial(02)

Configurações-Dimensionamento

  • Intensidade de precipitação: define o valor da intensidade de precipitação que será utilizada para o dimensionamento das tubulações pluviais. Este valor, multiplicado pela área de cobertura definida em cada coletor pluvial, define a vazão em cada ponto;

  • Fluxo na seção (vertical): define o percentual da altura da seção transversal dos tubos verticais que será considerado como altura efetiva para passagem da água. Um valor de 100% define um fluxo a seção plena;

  • Fluxo na seção (horizontal): define o percentual da altura da seção transversal dos tubos horizontais que será considerado como altura efetiva para passagem da água. Um valor de 100% define um fluxo a seção plena;

  • Diâmetro mínimo (vertical): determina o diâmetro mínimo adotado para os coletores verticais de águas pluviais.

Depois de definidas as configurações do projeto, será necessário efetuar o lançamento das colunas pluviais no pavimento “cobertura”, utilizando para tanto o comando Sanitário-coluna. Selecione a rede Pluvial.  Defina a continuidade como “Ambas”. A área de cobertura será definida posteriormente. (O lançamento procede de forma idêntica ao projeto de esgoto presente no tutorial)

dim_pluvial(03)

Posição das colunas

Depois de lançadas as colunas, no pavimento “cobertura”, estas devem ser copiadas para o pavimento superior e térreo. Deve ser lançada, a seguir, a tubulação que irá da coluna pluvial até a rede de drenagem urbana, conforme a figura abaixo:

dim_pluvial(04)

Rede pluvial no térreo

O próximo passo, depois de lançadas as colunas e a rede pluvial, será a definição da área de cobertura. Para tanto acesse o comando Sanitário - Definir área de cobertura.  O Hydros calcula a área de cobertura a partir da região de cobertura definida pelo usuário.

Após selecionado o comando Sanitário - Definir área de cobertura, clique em uma das duas colunas e efetue o traçado de uma poligonal, clicando em um ponto inicial (indicado em vermelho na figura a seguir), percorrendo o perímetro (indicado em verde), voltando ao ponto inicial.

dim_pluvial(05)

Área da cobertura

Não é considerada, no entanto, a inclinação do telhado. Caso seja necessário, o usuário deve verificar a área de cobertura manualmente e inserir diretamente no diálogo das colunas pluviais. Caso desejar considerar estas demais áreas, deve-se efetuar um duplo clique na coluna pluvial e acrescentar o valor desejado.

dim_pluvial(06)

 

A partir deste ponto o programa possui todos os dados necessários para efetuar o dimensionamento dos coletores.

Para efetuar o cálculo, acesse o pavimento cobertura e utilize o comando Elementos- Verificar diâmetros, efetue o mesmo procedimento para efetuar o dimensionamento da tubulação no pavimento superior e cobertura.

Hydros 2002 e 2000

No Hydros 2002 e 2000, as configurações necessárias para o dimensionamento da rede pluvial podem ser acessadas no menu Configurações-Projeto, botão Dimensionamento:

dim_pluvial(07)

Configurações-Projeto

No caso do Hydros 2002 e 2000, o fluxo na seção adotado nas Configurações de Projeto é válido para os coletores verticais e horizontais

tag(s): Dimensionamento