Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como funciona a verificação de pressão, se tenho duas redes abastecendo um único ponto? Exemplo: uma tubulação de água fria e outra de  água quente que abastecem um chuveiro.

Artigo

No caso de se ter duas redes abastecendo uma determinada peça de utilização, o programa irá calcular a pressão de cada uma das duas redes e irá indicar na tabela de dimensionamento de pressões aquela que disponibilizar a pressão mais desfavorável.

Anterior a versão 4 Revisão3, era adotado a menos desfavorável.

Para que esta verificação seja feita corretamente é necessário que ambas as redes possuam em seu início uma Tomada d'água. Se somente uma rede tiver a Tomada d'água, o programa vai usar direto esta.

A verificação de pressão é efetuada acessando o comando Elementos-Verificar-Pressões.

verif_press_(a)

Rede mais desfavorável

Porém, nem sempre, o problema de pressão se dá devido a rede de água quente e sim devido a rede de água fria. Desta forma, não basta inserir um pressurizador ou aumentar os diâmetros da rede de água quente que o problema de pressão não será resolvido.

Nestes casos, em que já foram efetuados os ajustes na rede de água quente e o programa continuar apresentando um problema de pressão na peça, deve-se verificar se o problema ocorre devido a rede de água fria, através do diagrama de pressões da peça em questão. O diagrama apresentará os trechos que estão sendo considerados para cálculo da pressão, e desta forma poderá ser identificado se ele se refere a rede de água quente ou rede de água fria.

Para acessar o diagrama de pressões de uma peça em específico, acesse a memória de cálculo, em "Elementos - Memória de cálculo", e clique com o botão direito do mouse sobre a peça em questão, selecionando a opção "Diagrama de pressões".

Pressao_agua quente e fria

Acessando o diagrama de pressões

verif_press_(b)Diagrama de pressão

Após verificado a rede responsável pelos problemas de pressão, deve-se efetuar os ajustes necessários para sua resolução como indicado pelo artigo "Resolvendo problemas de pressão no projeto"

tag(s): Pressão