Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Outras versões:  Eberick. Lumine

Assunto

Existe alguma maneira de mover um detalhamento de uma prancha para outra?

Artigo

Ao gerar as pranchas nos programas da AltoQi, dependendo do número de elementos detalhados e do tamanho de prancha configurada, podem ser criadas várias folhas. É possível obter um arranjo diferente entre os elementos detalhados nas diversas folhas do mesmo grupo de pranchas diretamente na janela de pranchas, bastando para isso apenas mover o detalhamento de uma prancha para outra.

O programa, ao gerar as pranchas, imediatamente nomeia cada uma das folhas da prancha, e a partir deste nome pode-se escolher uma prancha de destino para o detalhamento a ser movido.

Supondo que ao gerar as pranchas de detalhes de um projeto, por exemplo, estas foram detalhadas em 3 folhas. Para facilitar a organização destes elementos na folha, os programas da AltoQi oferecem a opção "Mostar somente layout" presente no menu Prancha, onde será apresentado apenas a delimitação a área ocupada pelo detalhamento através de um retângulo com o nome do elemento detalhado no centro.

Como os elementos foram detalhados em 3 folhas, pode-se desejar mover um detalhamento de uma prancha para outra ou trocar uma viga de posição com outra de prancha diferente. Isto pode ser feito através do menu Prancha-Mover para outra prancha. Para isso, deve-se proceder conforme descrito abaixo:

  • Acessar o menu Prancha-Mover para outra prancha;

  • Selecionar o detalhamento que deseja mover (um ou mais);

  • Pressionar <Enter> para confirmar a seleção;

  • Digitar o número da prancha para onde deseja mover o desenho (destino);

  • Pressionar <Enter> para finalizar a operação.

Na parte inferior da janela, existem guias de seleção que indicam o nome de cada prancha. Desta maneira, a prancha número 4 terá o nome “Prancha #4” e assim por diante.

Os detalhamentos movidos serão inseridos na nova prancha exatamente na posição que ocupavam na prancha original, mesmo se existirem outros elementos na mesma posição. O usuário pode movê-los manualmente para a posição desejada através do comando Manipular-Mover ou utilizar o comando Pranchas-Reordenar prancha Corrente.

Nota: Utilizando o comando Prancha-Reordenar pranchas, as modificações serão desfeitas e a organização dos elementos nas folhas voltarão à situação original.

Dica 1: Uma maneira pratica para mover um detalhamento de uma prancha para outra, é selecionar o detalhamento pressionando o botão direito do mouse, onde será aberto um menu de contexto com a opção "Mover para outra prancha".

Um detalhamento somente poderá ser movido de uma prancha para outra dentro do mesmo conjunto de pranchas. Não é possível inserir desenhos de um arquivo ou conjunto de pranchas para outro arquivo de detalhamento já existente. Neste caso, pode-se salvar o detalhamento separadamente como um arquivo DXF e utilizar o comando Ferramenta-Ler DXF, lendo o arquivo dxf sobre a nova prancha.

tag(s): Desenho, Detalhamento, Prancha