Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como faço para transferir o resultado do dimensionamento dos tubos, em formato texto, para os programas Microsoft Word® ou Microsoft Excel®, sendo que o programa apresenta apenas a possibilidade de imprimí-los?

Artigo

O programa não tem uma opção para gravar o conteúdo das mensagens em disco. Todavia, para exportar a relação do dimensionamento dos tubos, pode-se fazer uso de um artifício do Windows, redirecionando o resultado da impressão para um arquivo.

Uma impressora genérica, deve estar instalada conforme o artigo "Configurando uma impressora genérica/Somente texto"

Gerando o relatório

Uma vez instalada a impressora "Genérico / Somente texto", pode-se utilizá-la para exportar as mensagens para o disco. Para isso:

  • Acesse o menu Projeto-Configurar impressora e selecione a impressora "Genérico / Somente texto", instalada previamente;

  • Acesse a janela de dimensionamento que se deseja imprimir;

  • Estabeleça um nome o arquivo que conterá a listagem.

 Exportando_o_memorial_de_calculo_em_formato_texto(h)HY,EB,LU

Criando arquivo

Em seguida, basta abrir o arquivo criado, no Microsoft Word®, Microsoft Excel® ou qualquer outro programa visualize arquivos texto, efetuando as alterações desejadas.

Para tal:

  • No Windows Explorer, no diretório no qual o arquivo foi salvo, clique  sobre o nome do arquivo com o botão direito do mouse;

  • Selecione a opção "Abrir com";

  • Na janela, selecione o programa desejado (Microsoft Word®, Microsoft Excel®, NotePad® , etc).

 Exportando_o_memorial_de_calculo_em_formato_texto(i)HY,EB,LU

Memorial do dimensionamento em Doc

  • A partir deste momento, pode-se salvar o arquivo no programa escolhido e trabalhar com as propriedades deste programa para otimizar seu relatório.

tag(s): Exportar