Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Ao levar os arquivos em formato DXF para plotar numa empresa especializada, a configuração de espessura de linha é modificada pelo programa, utilizado para abrir o arquivo antes da impressão. O que devo fazer para que isso não aconteça?

Artigo

A configuração para espessura de linhas, acessada em Configurações - Espessura de linha somente é válida para impressões no próprio programa ou para arquivos de impressão gerados nele. Ao exportar os desenhos (pranchas, detalhamentos, formas etc.) para o formato DXF, estes são exportados apenas como elementos de desenhos simples, nos quais são mantidas somente as suas configurações de cores.

Na maioria dos programas de plataforma CAD, as espessuras de linhas para impressão têm como base uma escala por cores, na qual cada cor representará, na impressão, uma espessura diferente para cada desenho podendo, desta forma, diferenciar e destacar os desenhos conforme necessário. Geralmente, essas espessuras de linhas são válidas na impressão do desenho ou para gerar os arquivos de plotagem.

Logo, ao exportar um arquivo para o formato DXF são mantidas apenas as configurações de cores,  o gerenciamento das espessuras deve ser feito no CAD onde será gerado a impressão ou o arquivo de plotagem.

Sugere-se que, ao invés de exportar o desenho para a extensão DXF, ele seja trabalhado no programa, de forma a gerar o arquivo de plotagem, com extensão PRN (conforme colocado no artigo "Arquivo de plotagem"), sem a necessidade de utilizar outra plataforma CAD para esta finalidade.

tag(s): Configuração, Impressão