Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Quando defino as peças pendentes em algumas situações aparecem as peças de utilização / aparelhos sanitários (lavatórios, chuveiros, vasos...) e não os joelhos, tês, entre outros itens. Como corrigir esta situação?

Artigo

Lançamento Hidráulico

Esta situação ocorre quando, por algum descuido uma peça de utilização foi lançada em uma determinada conexão, que deveria receber uma peça simples, e deletou-se somente a indicação da peça. Sendo assim, sempre que for definido as peças pendentes, a esta conexão será indicado uma peça de utilização ou o cadastro ficará em branco (dependendo dos itens acionados no filtro do cadastro).

O correto procedimento para deletar uma peça consiste em limpar a conexão.

O mesmo poderia ocorrer se um registro fosse lançado em uma conexão errada, no momento de definir as peças pendentes seriam indicadas apenas as opções de registros.

Para identificar se a conexão do projeto está definida equivocadamente como uma peça de utilização, verifique na caixa de diálogo para definição de peças pendentes, se o "Elemento" da conexão em questão está definido como uma peça de utilização ou registro, como mostra a figura abaixo.

pecas_util_x_simples(b) hy

Identificando conexões com configurações erradas

Para que seja indicada nesta conexão uma peça simples, deverá ser alterado o seu tipo.

Sendo assim siga os seguintes passos:

  • Clique com o botão direito do mouse próximo a conexão que está indicando no cadastro a peça incorreta (não clique sobre a conexão, veja na figura a seguir o ponto ideal a clicar);

pecas_util_x_simples(a) hy

Convertendo conexão

  • Será apresentado um menu no qual é possível encontrar a opção "Converter para". Está opção possui um sub-menu e nele deve ser selecionado o item "Simples";

  • Na caixa de diálogo que for apresentada, selecione a rede no qual o lançamento se refere;
  • Realizada esta alteração pode-se novamente definir as peças pendentes em Elementos-Definir Peças- pendentes.

Repare na caixa de diálogo para definição de peças, como será configurado o campo "Elemento", e atribua a peça em questão.

pecas_util_x_simples(c) hy.

Correta configuração da conexão

Lançamento Sanitário

O mesmo caso ocorre no sanitário, em que os aparelhos sanitários são lançados em pontos errados e quando apagados a informação do aparelho sanitário permanece na conexão, sendo necessário convertê-la para simples, da mesma forma como foi indicado acima. Em seguida, deve-se  lançar as peças pendentes novamente.

pecas_util_x_simples(d)

Convertendo conexão para simples no lançamento sanitário

tag(s): Lançamento