Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

“Eu insiro a peça e rotaciono para a posição desejada. Depois que visualizo outro detalhe e volto na parte na qual inseri um ralo sifonado, por exemplo, ele retorna  à posição inserida e não a rotacionada.” Como faço para rotacionar uma caixa sifonada ?

Artigo

Para rotacionar os desenhos é necessário efetuar os seguintes passos:

  • Acesse o comando Ferramentas - Ortogonal;

  • Acesse o comando Manipular-Rotacionar;

  • Selecione a caixa sifonada que está na posição incorreta, como ilustrado abaixo:

problemas_pecas_1

Caixa sifonada em posição incorreta

  • Pressione <Enter>;

  • Selecione o ponto central da caixa sifonada,

  • Rotacione de acordo com a necessidade do projeto.

problemas_pecas_2

Ponto central da caixa sifonada

Por fim, tem-se o posicionamento desejado,como demonstrado abaixo:

problemas_pecas_3

Caixa sifonada em posição correta

Para que o programa coloque a caixa sifonada na posição correta, é necessário que todas as entradas e a saídas estejam preenchidas, pois as mesmas seguem a filosofia de um joelho, te ou junção, em que todas as entradas e saídas devem estar ligadas. Como dificilmente irá ocorrer uma situação em que todas as conexões da caixa estarão conectadas, será necessário efetuar a rotação da mesma.

Para rotacionar a caixa, não clique no eixo da mesma, pois ao clicar nele serão selecionados todos os tubos ligados à caixa e eles também serão rotacionados. O certo ao selecionar a caixa, é clicar em uma das extremidades do desenho da caixa, para poder rotacioná-la.

 

Caixasifonada1

Caixa sifonada – Certo e Errado

A simbologia quando rotacionada, a rotação é valida somente para o detalhe aonde a mesma foi efetuada, se abrir um novo detalhe na mesma região. A simbologia irá voltar para posição inicial, sendo necessário rotacioná-la novamente.

Nestes casos, deve-se definir a região do detalhe e, na sequência, estabelecer a rotação desejada. Será necessário rotacionar somente os símbolos que não possuem todas as entradas e a saída, preenchida tal como ocorre com a caixa sifonada.

tag(s): Peça, Simbolo