Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como proteger meus arquivos de projeto, mantendo cópias de segurança (Backup)?

Artigo

Os programas da AltoQi Tecnologia geram automaticamente cópias de segurança (vide artigo "Arquivos gerados pelo Hydros").

Porém, eventualmente, por problemas alheios ao uso dos programas, o arquivo de projeto pode ser corrompido e não abrir. O primeiro passo, nestes casos, seria tentar recuperar o arquivo de projeto através das cópias de segurança geradas pelo programa (vide artigo "Recuperação de um arquivo").

Todavia, restaurar uma cópia de segurança envolve uma perda de parte do trabalho, dependendo da data na qual foi gravada. Além disso, vários motivos podem causar a perda de um arquivo. Tenha em mente que os dados gravados no disco rígido de um computador podem ser perdidos ou tornarem-se inacessíveis por problemas corriqueiros como: falhas mecânicas, variações de energia elétrica, falta de aterramento adequado, falhas de softwares, vírus, desastres naturais, interferência humana (intencional ou não), deleções, formatação de disco acidentais, roubo, etc.

Em casos nos quais não se tenha feito backup (cópia) do arquivo de projeto no qual se está trabalhando, pode-se perder o trabalho já executado. É aconselhável que sejam realizados backups diários dos arquivos.

O backup de um arquivo pode ser realizado de várias formas, entre as quais destacam-se as seguintes:

Manualmente

  • Salvar o arquivo com outra identificação, como o nome do cliente (ou projeto) seguido pela data, a cada vez que se abrir o projeto. Com isso, se terão vários arquivos do mesmo projeto, com datas defasadas. Ao final do projeto, pode-se excluir todos os arquivos, mantendo-se apenas o último no qual se trabalhou;

  • Gerar uma cópia do arquivo em outro local do HD (Hard Disk) da máquina ou até para outro computador (recomendável).

De forma automática

Existem ferramentas no mercado que automatizam a tarefa de realizar backup. Entre elas, destaca-se o S.O.S. Backup, desenvolvido pela Virtos (desenvolvedora de software catarinense, assim como a AltoQi), que faz automaticamente cópias de segurança de seus dados.

Esta automatização evita que você perca tempo realizando seus backups e praticamente elimina a possibilidade de perda de dados decorrentes de falhas de hardware, ataques de vírus ou erros humanos.

A AltoQi utiliza o S.O.S. Backup há alguns anos.

"Com o S.O.S. Backup, os dados mais importantes de minha empresa, que são vitais para o seu funcionamento e que valem o esforço de dezenas de pessoas ao longo de uma década, estão seguros", diz Rui Luiz Gonçalves, diretor da AltoQi.

Maiores informações sobre o S.O.S. Backup podem ser obtidas em http://www.virtos.com.br.

tag(s): Projeto