Aplica-se às versões: HY2000, HY2002, HYv4
Assunto
Qual a diferença entre Captura de pontos e Ferramentas de captura?
Artigo
Captura de pontos
Uma das características inerentes a um sistema CAD é a precisão do desenho, que deve ser matemática e não somente visual (como ocorre em programas de ilustração, por exemplo). Por exemplo, para informar corretamente a posição de um pilar, não é possível usar o mouse apenas de forma visual para colocá-lo no centro de uma parede.
Para resolver isto, o programa dispõe de um sistema de captura de pontos, ou seja, a possibilidade de informar um ponto exatamente sobre outro já existente no desenho. Estas ferramentas são acessadas a partir da barra de ferramentas "Captura" e podem corresponder a um dos seguintes botões selecionados (vide tabela a seguir):
A captura de pontos age exclusivamente sobre os pontos selecionados com o mouse e aquele que só é capturado caso se encontre algum elemento de desenho dentro da mira (tamanho do cursor de desenho). Caso contrário, o próprio ponto é utilizado.
Ferramentas de captura
Em diversas situações, o usuário deseja selecionar não um ponto do desenho, mas um que está a uma distância conhecida deste. Um exemplo claro é o da inserção de pilares, que é normalmente feita no eixo das paredes. Não existe qualquer ponto a ser selecionado no próprio eixo, mas pode-se selecionar, por exemplo, o canto da parede e definir que o pilar está a uma certa distância deste (semilargura da parede). Quando alguma das ferramentas de captura, presentes na barra de ferramentas "Captura" está ligada, todo o ponto solicitado ao usuário necessitará de mais do que apenas um ponto para ser definido (pode ser necessário outro ponto, ou coordenadas relativas e assim por diante).
Estão à disposição as seguintes ferramentas:
Cabe lembrar que o sistema de captura de pontos (item anterior) é independente destas ferramentas de captura, ou seja, a cada ponto solicitado pelas ferramentas (como um ponto base, por exemplo) será aplicada a captura de pontos corrente.
Não se deve confundir estes dois itens. O primeiro refere-se à captura em si, sobre a qual se baseia todo o trabalho em CAD. Sem o sistema de captura ligado, trabalha-se à "mão livre", o que não se aplica em Engenharia. Já as ferramentas de captura são formas de alterar o modo de seleção de um ponto (de dois, tomar o médio, etc). Dependendo da situação, pode-se usar uma das ferramentas ou não, mas a captura deve estar sempre ligada.