Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como faço para apagar um nível de desenho?

Artigo

Os programas da linha AltoQi possuem uma interface gráfica que permite a organização dos desenhos em forma de camadas, ou níveis de desenho. O funcionamento destes níveis de desenho pode ser mais facilmente entendido como um desenho que possua diversas folhas transparentes superpostas. Por exemplo, pode-se ter as paredes de uma arquitetura em um nível, as cotas em outro e os móveis em um terceiro nível diferente.

Em um projeto é freqüente a utilização de vários níveis de desenho, sendo permitido criar quantos níveis forem necessários. Porém, em determinadas situações pode ser preciso excluir alguns níveis. Como exemplo, cita-se a leitura de um arquivo DXF, que pode trazer consigo níveis de desenho desnecessários. Então, para excluir um nível que não esteja sendo utilizado deve-se:

  • Acessar o menu Configurações - Níveis de desenho ou pressionar o botão niveis  através de uma Janela de CAD;

  • Na janela que será aberta deve-se selecionar a opção "Todos" no grupo Visualizar;

  • Selecionar o nível e pressionar o botão "Excluir".

Alguns níveis de desenho não podem ser apagados, como os níveis configurados como padrão de desenho (cotas, por exemplo) e os níveis de desenho que possuírem elementos.

Apagar níveis de desenho que contenham elementos

Os níveis de desenho que possuem elementos somente poderão ser apagados quando seus elementos forem apagados.

Para isso, pode-se acessar a configuração Níveis de Desenho e desabilitar os campos "Visível" e "Ativo" de todos os níveis de desenho, com exceção do nível a ser apagado.

No ambiente CAD, todos os desenhos que continuam aparecendo fazem parte do nível de desenho que deve ser excluído. Após serem apagados, o nível está pronto para ser excluído.

tag(s): Desenho