Aplica-se às versões:  HY2000, HY2002, HYv4

Assunto

Como utilizar os recursos de vídeos existentes no tutorial eletrônico?

Artigo

Junto com os programas da AltoQi são fornecidos tutoriais de utilização, que abrangem todas as etapas de definição de um projeto exemplo, desde a criação deste projeto e leitura dos arquivos auxiliares das arquiteturas até a geração final das pranchas. A finalidade a que se propõem os tutoriais é de apresentar aos usuários as principais características do programa, atendo-se principalmente às características de uso do sistema, buscando indicar a melhor maneira de trabalhar com as ferramentas fornecidas por este.

Além dos manuais impressos, existem ainda os manuais eletrônicos que podem ser acessados através do programa, no menu “?-Tutorial de utilização (Hidráulico e sanitário)” ou “?-Tutorial de utilização (Incêndio)". Estes tutoriais apresentam toda a documentação dos tutoriais impressos, mas adicionando a cada etapa vídeos contendo todos os procedimentos. Tais vídeos podem auxiliar em muito o aprendizado do programa, tanto para esclarecer possíveis dificuldades encontradas no procedimento escrito, quanto para agilizar a realização do tutorial.

Para visualizar os vídeos deve-se acessar o tópico desejado na guia “Conteúdo” e clicar no botão bt-movie, localizado no canto inferior direito da área de visualização.

Utilizando_os_videos_do_tutorial(a))HY,EB,LU,QiC

Acesso aos vídeos do tutorial

Todo tópico que contém acesso a um vídeo é identificado por um ícone diferenciado (icon_topico_filme ). Os tópicos que não possuem vídeos têm seu procedimento apresentado nos vídeos seguintes.

Problemas de visualização dos vídeos

Existem algumas situações que podem gerar problemas na visualização dos vídeos existentes nos tutoriais eletrônicos do programa, sendo:

  • Os arquivos referentes aos vídeos não estão instalados.

Tais arquivos são gravados dentro da instalação do programa quando a mesma é realizada através do CD. Ficam localizados no diretório "Ajuda" do programa, geralmente no caminho "C:Arquivos de programasAltoQiAltoQi Hydros V4Ajuda". São eles: Tutorial1.chm, Tutorial2.chm, Tutorial3.chm, Tutorial4.chm e Tutorial5.chm.

Utilizando_os_videos_do_tutorial(b))HY,EB,LU,QiC

Arquivos necessários para os vídeos do Hydros

Quando a instalação do programa for realizada através do arquivo de instalação completa disponível para download  na página da AltoQi, tais arquivos não serão instalados. Neste caso  o usuário pode baixá-los no site. O acesso ao local de download pode ser realizado através do programa, no menu "?-AltoQi na internet-Atualizações". Clique no link "Download", preencha o formulário requerido e na página seguinte baixe os arquivos referentes à instalação dos tutoriais.

Utilizando_os_videos_do_tutorial(c))HY,EB,LU,QiC

Arquivos disponíveis no site referentes aos vídeos

Após download dos arquivos é necessário executá-los, instalando-os no diretório do programa.

  • O computador não possui o plugin do Macromedia Flash Player®.

O Flash Player® é necessário para executar os vídeos dos tutoriais. Pode-se instalar este plugin do Flash através do link abaixo:

http://www.macromedia.com/

Após abrir o link acima, deve-se clicar em “Instale agora”.

  • A versão do Internet Explorer® é inferior à 5.5.

Para visualização dos vídeos é necessário que o Internet Explorer® tenha versão 5.5 ou superior. Pode-se atualizar este programa diretamente pelo site da Microsoft©.

  • O Sistema Operacional é Windows XP Service Pack 2.

O Service Pack 2 fornece  uma maior proteção contra vírus e invasão contra o sistema, mas pode impedir a exibição de conteúdos ativos desejados.

Uma  mensagem é exibida quando a página do Internet Explorer® tenta executar um script ou um controle ActiveX (caso dos vídeos do tutorial). O Internet Explorer® bloqueia o conteúdo ativo da página, não permitindo a visualização do vídeo. Deve-se clicar na barra de informações exibida e então na opção "Permitir conteúdo bloqueado".

Utilizando_os_videos_do_tutorial(d))HY,EB,LU,QiC

Permitir exibição de vídeos bloqueados

tag(s): Projeto