Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold,EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, EBv8, EBv9, EBv10

Assunto

Existe alguma maneira de inserir as plantas dos diferentes pavimentos, de uma só vez, na arquitetura para verificar as interferências entre os pavimentos?

Artigo

Nas versões V8, V9 e V10

Para as versões mais recentes do Eberick, pode-se realizar facilmente a verificação de todas as plantas arquitetônicas em um mesmo croqui. Conforme abordado no artigo Como trabalhar com as arquiteturas no programa, seleciona-se a arquitetura que deseja-se visualizar, no respectivo croqui que encontra-se aberto, através de um "combo box" disponível nas barras de ferramentas do programa. Ao escolher a opção "Todas", serão exibidas todas as arquiteturas importadas para cada pavimento do projeto. Com o recurso de filtros de desenho (acessados pelo menu "Ferramentas" ou pelos ícones da barra de ferramentas), pode-se esconder a estrutura, para visualizar apenas as arquiteturas.

Na imagem a seguir está apresentado esse procedimento para o projeto do Tutorial Básico disponível na Ajuda do programa, em que são visualizadas as arquiteturas dos pavimentos Baldrame, Térreo, Tipos e Cobertura, todas no croqui do pavimento Baldrame:

Arquiteturas

Figura 1 - Visualização das arquiteturas juntas no pavimento Baldrame

Nas versões V5, V6 e V7

Quando o usuário utilizar o comando Copiar croqui, acessado no menu Estrutura, existe a  possibilidade de copiar a arquitetura, assinalando a opção "Elementos gráficos (desenho)", em conjunto com os demais elementos.

Uma sugestão seria trabalhar com as plantas arquitetônicas de maneira a visualizar a sobreposição destas, nos diversos pavimentos. A finalidade de se trabalhar com as arquiteturas sobrepostas no mesmo pavimento é de, justamente, facilitar a verificação das interferências das alterações destas arquiteturas nos pavimentos.

Para isso, deve-se realizar o seguinte procedimento (veja um exemplo com as duas arquiteturas):

verificacoes_interferencias_arquiteturas(a)_Eb.gif

Figura 2 - Visualização das arquiteturas dos pavimentos

O primeiro passo é configurar os níveis de desenho. Para isso, acesse o croqui de um pavimento e, em seguida, o menu Configurações-Níveis de desenho. Na janela que se abre, o usuário deverá marcar a opção Visualizar-Todos e criar novos níveis de desenho para as arquiteturas, clicando no botão Novo.

verificacoes_interferencias_arquiteturas(c)_Eb.gif

Figura 3 - Configurações de Níveis de desenho

Para este exemplo, será criado o nível Térreo, na cor verde e o nível Superior, na cor azul. A utilização de cores diferentes facilita a visualização de cada um dos níveis.

Inicialmente, deve-se salvar cada uma das arquiteturas com nomes diferentes (térreo.dxf e superior.dxf, por exemplo), mantendo, em cada um dos arquivos, a planta baixa do respectivo pavimento.

É importante realizar em cada arquitetura o posicionamento da origem e a conversão de escalas. Veja os seguintes artigos:"Conversão da escala" e "Posicionamento da origem".

verificacoes_interferencias_arquiteturas(b)_Eb.gif

Figura 4 - Arquiteturas salvas com nomes diferentes

Para cada uma das arquiteturas, realize o seguinte procedimento (para o exemplo, será citado o arquivo Térreo.dxf):

  • Faça a leitura do arquivo Térreo.dxf, através do comando Ferramentas-Ler DXF;

  • Em seguida, você deve acessar o menu Manipular-Propriedades;

  • Mantenha selecionadas apenas as opções "Nível" e "Cor", indicando como nível "Térreo" e a cor como "Nível";

  • Clique em Aplicar;

  • Selecione todo o desenho da planta baixa do pavimento Térreo e clique em <Enter> para confirmar o comando;

verificacoes_interferencias_arquiteturas(d)_Eb.gif

Figura 5 - Manipulando propriedades do arquivo Térreo.dxf

  • Salve o arquivo com as alterações realizadas, através do comando Ferramentas-Gravar dxf.

Deve-se realizar o mesmo procedimento para o outro arquivo (Superior.dxf), manipulando as propriedades para o nivel "Superior".

Quando fizer a leitura dos arquivos de extensão DXF no programa (Ferramentas-Ler DXF), faça-o escolhendo níveis de desenho diferentes para cada um dos pavimentos, escolha a opção "Inserir todos no nível" e selecione o nível Térreo, criado anteriormente, para o DXF do Térreo e o nível Superior para o Tipo. A inserção dos arquivos DXF pode ser feita de uma só vez, no mesmo croqui.

verificacoes_interferencias_arquiteturas(e)_Eb.gif

Figura 6 - Arquivos das arquiteturas dos pavimentos Térreo e Superior sobrepostas

Dessa maneira, pode-se realizar o lançamento de um pavimento, mantendo a outra arquitetura invisível, através do menu Configurações-Níveis de desenho, retirando a marca "Visível caso esta propriedade não esteja selecionada, o nível ficará invisível, não sendo desenhado". ou "Ativo caso esta propriedade não esteja selecionada, o nível ficará visível mas seus elementos não poderão ser selecionados.".

DICA: pode-se tornar um dos níveis de desenho invisível, clicando sobre este com o botão direito do mouse, escolhendo a opção "Desligar nível".

verificacoes_interferencias_arquiteturas(f)_Eb.gif

Figura 7 - Desligando um dos niveis (Superior) para efetuar o lançamento de um dos pavimentos

tag(s): Arquitetura, Croqui, Projeto