Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold,EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Por que quando o Pórtico 3D é importado para o Autocad em formato DXF ocorre erro na leitura do arquivo?

Artigo

O programa Eberick permite exportar o conteúdo da janela de Pórtico 3D, gerando um arquivo em formato DXF, com as características de um desenho em 3D.  Maiores informações em: Exportar DXF 3D.

Em geral, quando não se consegue abrir o arquivo dxf no AutoCAD®, aparece a  seguinte mensagem na linha de comando: "Press ENTER to continue:". Mesmo pressionando <Enter>, o desenho não aparece.

Nesse caso, para detectar o problema no arquivo, é necessário pressionar a tecla <F2> antes de pressionar <Enter>. Será aberta uma janela de mensagens, indicando nas duas últimas linhas a situação de erro do arquivo. O arquivo DXF do pórtico 3D apresenta problema ao ser importado para o Autocad® quando o projeto criado no Eberick possuir caracteres no nome de algum pavimento que não são reconhecidos pelo AutoCAD®.  A figura abaixo mostra um exemplo dessa situação:

Problema_na_leitura_do_portico_3D(a).gif

Nome dos pavimentos - Criado no Eberick

Deve-se modificar o nome dos pavimentos no Eberick de maneira que caracteres como  "ª", "º", “ponto”, “@”, “&”  e outros sejam eliminados.

Para modificar o nome do pavimento pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre o pavimento localizado na janela Projeto do Eberick e escolher a opção "Propriedades do pavimento".

Os nomes dos pavimentos podem ser substituídos conforme abaixo:

  • Caixa dágua (ao invés de Caixa d'água);

  • Pavto Cobertura (ao invés de Pavto. Cobertura);

  • Pavto Térreo (ao invés de Pavto. Térreo).

Após realizar as alterações acima, deve-se gravar novamente o arquivo DXF do pórtico 3D para importá-lo no AutoCAD®.

tag(s): "Pórtico 3D"