Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Processando a estrutura, através do botão processar_estrutura, aparece a mensagem de que o pavimento "Baldrame" não possui fundações. O que está ocorrendo?

Artigo

As fundações são elementos de base da estrutura. Elas definem os pontos de apoio no modelo de pórtico espacial. Neste caso, as fundações não foram informadas.

O pavimento "Baldrame" será tratado como sendo aquele onde existem as fundações, sendo que o nome pode ser qualquer outro.

Pavimento_sem_fundacoes(a)_Eb.

Figura 1 - Janela de mensagens do processamento

As fundações são inseridas através do comando Elementos-Fundações-Adicionar (botão adiciona_fundacao). Através deste comando, está se lançando um pilar que possui a informação de que abaixo  existe uma fundação.

Ao se inserir um pilar, através do comando Elementos-Pilares-Adicionar, somente se está informando o pilar em si, sem informar se existe uma fundação abaixo, ou mesmo uma continuidade acima ou abaixo, sendo esta continuidade informada, ao se inserir o pilar, com o mesmo nome em outro pavimento (leia o artigo "Continuidade em pilares").

 

Situações que geram esse problema no processamento

As fundações muitas vezes não foram inseridas por algum dos motivos descritos abaixo:

  • O pavimento Baldrame ainda não foi lançado:

  •  
    • Solução: lançar os elementos de fundação da estrutura neste pavimento através  do comando Elementos-Fundações-Adicionar.

  • Ao se lançar o pavimento "Baldrame", ao invés de lançar fundações através do comando Elementos-Fundações-Adicionar,foram lançados elementos do tipo pilares:

  •  
    • Solução: Deve-se converter os pilares para fundação,  através do comando Elementos-Pilares-Converter para fundação.

  • A estrutura, inicialmente, foi lançada em um pavimento qualquer e o croqui copiado para o pavimento "Baldrame", sendo que os pilares copiados continuam como pilares:

  •  
    • Solução: Da mesma maneira feita para a solução anterior, deve-se converter os pilares para fundação, através do comando Elementos-Pilares-Converter para fundação.

titmuros

Ao lançar elementos isolados do tipo Muros no programa e tentar processar a estrutura, será emitida a seguinte mensagem: "O pavimento não possui fundações". Essa mensagem é emitida  porque os muros lançados no programa não são incluídos no modelo de pórtico espacial. Com isso, os resultados de dimensionamento do muro são automaticamente obtidos após seu lançamento no croqui,  sem a necessidade de processamento da estrutura. Obtêm-se esses resultados clicando em janela_muros..

tag(s): Fundação, Lançamento, Processamento