Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como proceder para, após ter alterado a seção de um pilar em um dos pavimentos, passar estas alterações para a seção nos demais pavimentos.

Artigo

Para realizar estas alterações, pode-se utilizar o comando Elementos-Pilares-Editar prumada.

Este comando pode ser utilizado quando desejar selecionar vários pilares em seqüência até que seja pressionada a tecla <Enter>.

Alterando_prumada_de_pilares(a)_Eb.

Figura 1 - Janela de Edição da prumada de pilares

Deve ser utilizado o comando "Copiar seção" para que os pilares tenham a mesma seção transversal nos diversos pavimentos. Para isso, deve-se:

  • Selecionar o pavimento origem na caixa “Pavimentos”. Este é o pavimento que está na posição correta e que será utilizado como modelo para os demais;

  • Pressionar o botão “Copiar seção”;

  • Selecionar os pavimentos destino e pressionar “OK” para confirmar.

Para editar a prumada de um elemento individual pode-se clicar sobre ele no croqui, com o botão direito do mouse e, na janela que abre, escolher a função "Editar prumada".

Alterando_prumada_de_pilares(b)_Eb

Figura 2 - Comando Editar prumada acessado no menu de contexto do pilar

Eberick V5:

  • Comando Elementos-Pilares-Verificar todas as prumadas:

Este comando automatiza o processo de verificação dos pilares. Uma vez executado, verifica todos os pilares do pavimento e ativa o comando "Pilares-Editar prumada" apenas para aqueles em situação de erro.

A utilização deste comando torna-se útil para situações em que houver grande quantidade de pilares com alterações nas seções do pavimento. Serão verificados apenas os pilares que apresentarem problemas na prumada.

Este comando analisa as prumadas dos pilares existentes no pavimento onde o mesmo foi executado, portanto, não verificará a prumada de pilares que morrem em níveis inferiores ou que nascem em níveis superiores. Neste caso é recomendável utilizar o comando também nestes outros pavimentos.

tag(s): Lançamento, Pilar