Aplica-se às versões: EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como rotacionar pilares sem perder o alinhamento entre as vigas que se conectam a este?

Vídeo

Para visualizar o vídeo em tela cheia (Full Screen) acesse o link direto: http://youtu.be/cAntvtYZSjU

Artigo

Muitas vezes em situações de lançamento nos deparamos com a necessidade de rotacionar pilares que já estão conectados a outros elementos da estrutura. Ao ajustar um pilar, alterando o ângulo de rotação diretamente através do diálogo de lançamento do pilar, os elementos conectados a este (vigas) poderão ter suas posições alteradas, de modo que fiquem conectados à mesma face anterior a rotação, necessitando de novos ajustes no lançamento.

Contudo, uma alternativa para realizar o giro do pilar, sem necessidade de relançamento ou alinhamento dos elementos conectados a ele, é utilizar o recurso para fixar seção do pilar.

Exemplo de aplicação: Como rotacionar um pilar sem alterar os elementos interconectados

A seguir será demonstrada uma situação onde se deseja rotacionar o pilar (P3), para que sua maior dimensão fique na direção vertical, sem a necessidade de eliminar ou alinhar a estrutura já lançada.

Rotacionar_pilares_sem_perder_o_alinhamento_dos_elementos(a)_Eb.

Figura 1 - Situação inicial do pilar P3

Para realizar o giro do pilar, pode-se proceder da seguinte maneira:

  • Acessar o comando “Fixar seção”, através do menu “Elementos – Pilares – Fixar seção” ou pelo botão ficax_secao;

  • Selecionar o pilar desejado, pilar P3 neste caso;

  • Com o pilar selecionado, pressione a tecla “Backspace” (retrocesso do teclado). Assim, o pilar será rotacionado, sobre o  seu ponto fixo, nos quadrantes à medida que se aperta a tecla backspace, sem alterar o lançamento dos outros elementos. Neste exemplo, vamos manter a rotação conforme figura a seguir:

Rotacionar_pilares_sem_perder_o_alinhamento_dos_elementos(b)_Eb.

Figura 2 - Pilar rotacionado e ponto fixo em destaque.

Estando o pilar rotacionado na posição desejada, a linha de comando do programa passa a solicitar o vértice que se deseja escolher para fixar a seção do pilar. Neste momento é possível escolher 9 pontos no pilar (os vértices, os pontos médios das faces e o centro).

  • Neste exemplo será adotado o vértice superior direito do pilar como referência. Em seguida deve-se definir o novo ponto fixo (nova posição do vértice escolhido). A fim de manter o alinhamento das faces do  pilar e das vigas, o novo ponto fixo escolhido será junto a face da viga, conforme mostrado na figura a seguir:

Rotacionar_pilares_sem_perder_o_alinhamento_dos_elementos(c)_Eb.

Figura 3 - Vértice referência escolhido e novo ponto fixo.

De uma maneira geral, é escolhido um vértice referência em seguida o ponto fixo que é o ponto onde o vértice referência será posicionado. Se for conveniente, o novo ponto fixo pode ser o mesmo definido inicialmente.

Como resultado final temos o pilar rotacionado e as vigas alinhadas.

Rotacionar_pilares_sem_perder_o_alinhamento_dos_elementos(d)_Eb_1.

Figura 4 - Pilar rotacionado

Neste exemplo foi utilizado apenas o comando “Fixar seção” e não houve necessidade de realinhar ou relançar nenhum elemento, facilitando o processo de ajuste no lançamento. Caso necessário, o usuário ainda pode utilizar os comandos de alinhamentos na horizontal ou vertical ou de reposicionar nó das vigas.

tag(s): Lançamento, Pilar