Assunto: 

Neste artigo serão demonstradas algumas possibilidades de variação da altura em uma viga contínua e porque é emitida a mensagem “D14 – Seção variável no vão”. 

Artigo:

A existência de desníveis na edificação ou mesmo limitações geométricas muitas vezes exigem soluções alternativas como a alteração da seção em pequenos trechos da viga. Para isso, além de permitir a variação da seção da altura de uma viga entre dois apoios, o Eberick conta com o módulo “Viga com variação de seção no vão”, o qual acrescenta a possibilidade de calcular vigas com alturas diferentes no mesmo vão.

Para mais informações sobre a mensagem "D14 - Seção variável no vão", acesse o
artigo Por que é emitido o erro D14 (Seção variável no vão) para viga com seção constante entre pilares?, disponível na nossa FAQ.

 

  • Variação da seção de uma viga que passa por um apoio:

 

A plataforma básica do Eberick permite o lançamento de vigas contínuas com variação de seção quando essa viga passa por um apoio. Como é possível visualizar na imagem abaixo, ao passar por um pilar, a viga V1 varia sua seção de 15x50 cm para 20x30 cm:

 
 

É importante destacar  que nem sempre um pilar comporta-se como apoio para a viga. Caso a reação no apoio seja negativa, a viga está sustentando o pilar, pois este atua como um tirante ou é um pilar que nasce sobre a viga.

Para mais informações sobre a reação de apoio de pilares em vigas, consulte o artigo “Pilares com carga negativa”, disponível na nossa FAQ. 

No caso acima, para alterar a seção da viga, basta clicar duas vezes sobre o trecho que se deseja alterar a seção, desabilitar a opção “Seção constante na viga” e alterar suas dimensões e o tipo da seção.

  • Variação da seção de uma viga no meio de um vão
 
O módulo “Vigas com variação de seção no vão” permite ao usuário variar a altura ao longo do vão de uma viga, possibilitando atender a necessidades específicas de projeto. Porém, para alterar a altura da seção de uma viga no meio do vão, é necessário criar um nó no ponto a partir do qual a altura irá variar. Assim, é necessário acessar o comando “Elementos>Adicionar nó” e selecionar um ponto do eixo da viga:
 
 
A partir deste ponto, basta alterar a seção do trecho como informado anteriormente. É válido lembrar que em um mesmo vão, apenas a altura pode ser alterada, sendo que a largura da viga deve ser constante em um mesmo vão.
 
A imagem abaixo apresenta alguns exemplos de como é possível alterar a altura das vigas com o módulo de variação da seção no vão:
 
 
 
O detalhamento da viga do 3° Nível pode ser visualizada na imagem abaixo:
 
 
O detalhamento da viga do 2° Nível pode ser visualizada na imagem abaixo:
 
 
O detalhamento da viga do 1° Nível  pode ser visualizada na imagem abaixo:
 

tag(s): Relatório; Resumo de custos;