Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Qual a diferença entre utilizar um elemento barra e uma viga sem rigidez?

Artigo

Os elementos barras e vigas sem rigidez, inicialmente, são diferentes de vigas, por não representarem elementos estruturais, sendo ambos utilizados apenas quando se deseja definir o contorno de uma laje, porém, sem a intenção de que este bordo suporte a laje, ou seja, sem transmitir reações para os elementos a que estejam conectados.

A diferença na utilização destes elementos seria apenas quanto à arquitetura, ou seja, para bordos livres de lajes a utilização de uma barra é ideal, e a viga sem rigidez seria utilizada para modelar contornos de lajes em que o bordo da laje necessite ter uma viga de fechamento, porém este elemento pode não apresentar qualquer esforço, seja de torção, momento ou cortante.

diferenca_barra_viga_sem_rigidez(a)_Eb

Representação de uma laje com contornos definidos por elementos barras e vigas sem rigidez

Para situações em que o elemento de contorno da laje tenha função estrutural deve ser utilizado o elemento viga.

O elemento barra é adimensional, ou seja, define o contorno livre de um painel de laje, não possuindo nenhum peso próprio, o que também o difere de uma viga sem rigidez, onde seu peso próprio é considerado no cálculo da laje que a suporta.

Na utilização destes elementos é possível definir carregamentos na forma de cargas de parede e, somente para vigas sem rigidez, ainda há possibilidade de aplicar cargas extras, sendo que estes carregamentos são considerados apenas no cálculo das lajes.

Outra diferenciação é de que o elemento barra, por ser adimensional não gera nenhum detalhamento, sendo que uma viga sem rigidez terá armadura mínima e poderá ser detalhada normalmente, e sua deformada pode ser visualizada no bordo da laje correspondente.

tag(s): Lançamento, Viga