Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como proceder para lançar uma viga em um local onde já exista uma barra, ou ainda converter uma viga para uma barra?

Artigo

Existindo uma ligação entre os elementos estruturais, não é possível excluir uma  barra (ou um trecho de viga), se este tiver uma laje adjacente. Deve-se, antes, excluir a laje.

Em algumas situações, por outro lado, não se deseja excluir uma barra, mas sim lançar uma viga na mesma posição ou vice-versa. Por exemplo, caso queira substituir um bordo livre de laje por uma viga de contorno.

Nesses casos, não é necessário apagar os elementos e depois lançá-los novamente. Para fazer esta operação, ou seja, converter uma barra em viga, não existe um comando específico. Todavia, basta que a viga seja lançada, através do comando Elementos-Vigas-Adicionar, ou no caso da versão Pré-Moldados Elementos - Vigas-pré-moldadas - Adicionar, exatamente sobre a barra para que esta seja substituída pela viga, sem a necessidade de apagar as lajes adjacentes. Caso existam várias  barras em seqüência, pode-se criar a viga sem problemas, desde que cada trecho da viga seja criado sobre uma barra.

Transformando_uma_barra_em_viga(a)_Eb.

Figura 1 - Barras a serem convertidas para viga

 Transformando_uma_barra_em_viga(b)_Eb

Figura 2 - Seqüência de inserção da viga

Para realizar a operação inversa, ou seja, converter uma viga em barra, basta selecioná-la e utilizar  o comando Elementos-Vigas-Converter para barras, ou no caso da versão Pré-Moldados, Elementos - Vigas-pré-moldadas - Converter para barras.

Eberick V6

Do Eberick V6 em diante, também existe a opção de converter as vigas para carga linear, correspondente a carga de parede por exemplo. Este comando pode ser bem utilizado quando deseja-se eliminar uma viga que divide duas lajes, mas mantendo a carga de parede já lançada.

Eberick V5

No Eberick V5, deve-se lembrar que ao inserir as vigas deve-se clicar em cada nó intermediário. No exemplo acima, deve-se Iniciar a inserção da viga pelo 1º ponto, em seguida clicar no nó de encontro da viga V9 e só então clicar no 2º ponto. Nesta versão do programa também é possível converter barras e vigas para barras rígidas, através do menu Elementos - Vigas - Converter para barra rígida.

tag(s): Barra, Lançamento, Viga