Assunto:

No artigo Vigas genéricas – Cadastro visualizamos como realizar o cadastro de vigas genéricas para utilização no modelo estrutural em concreto armado. Neste artigo será demonstrado como realizar o lançamento das vigas genéricas, sua influência na análise estrutural e nos detalhamentos dos elementos estruturais, cortes e pranchas de formas.

Vídeo:

Artigo:

Lançamento das vigas genéricas: 

Para realizar o lançamento das vigas genéricas, é necessário acessar o comando “Elementos>Vigas>Adicionar vigas genéricas”. Na janela “Viga genérica” informamos o nome da viga genérica, o material e a classe, e as informações geométricas da seção, como demonstrado na imagem abaixo:


Informamos os cargas sobre a viga genéricas e clicamos em “Ok”. 



Clicamos nos pontos que definem a extremidade das vigas e definimos o lado de seu eixo:



Com isso, o lançamento da vigas está finalizado. A seguir, vamos visualizar quais os efeitos desses elementos na análise da estrutura e nos deslocamentos do pórtico espacial.


Análise do pórtico espacial da estrutura: 

Neste exemplo, as vigas genéricas foram lançadas a fim de simular elementos metálicos de travamento superior em uma estrutura de concreto pré-moldado de um galpão industrial. Na imagem abaixo, é possível visualizar o comportamento do pórtico espacial no deslocamento horizontal dos pilares. 

Note que sem o travamento metálico da cobertura (pórtico a esquerda), os deslocamentos horizontais dos pilares são relativamente maiores quando comparados com o pórtico da estrutura com travamento (pórtico a direita). A redução da deslocabilidade horizontal do pórtico pode resultar em uma redução significativa dos esforços internos nos pilares e consequentemente nas fundações. 


Representação das vigas genéricas nos detalhamentos do projeto: 

No pórtico 3D, podemos visualizar a representação da viga genérica apoiada sobre o consolo do pilar. 

Na planta de forma, podemos visualizar a posição da viga, o nome, seção e elevação do elemento, juntamente com a tabela de descrição das vigas.  

As vigas genéricas também serão representadas nos cortes da estrutura, como demonstrado na imagem abaixo:



Quando existirem lajes sobre as vigas, o projetista pode optar por deixar que o programa verifique automaticamente a elevação das vigas em acordo com o nível das lajes. 

Resumo de materiais e Relatórios das vigas genéricas: 

O Eberick permite ao usuário extrair o resumo de materiais dos elementos genéricos e o relatório de vigas genéricas, acessando o menu “Estrutura>Relatórios>Elementos genéricos”.



O resumo de materiais apresenta as propriedades da seção juntamente com os volumes e pesos totais dos materiais. O relatório de vigas genéricas contém informações detalhadas de cada uma das vigas utilizadas no projeto, onde são exibidas todas as informações de materiais e geometrias das vigas, os esforços internos máximos e as reações nos elementos de apoio.

Neste artigo foi visualizado como lançar as vigas genéricas, verificar os resultados da análise estrutural com esses elementos, a representação nos detalhamentos e como extrair os relatórios. No artigo Vigas genéricas – Cadastro é demonstrado como são inseridas novos materiais e novas seções para utilizar no lançamento da estrutura.

tag(s): Lançamento; Vigas Genéricas