Assunto

Como lançar vigas de equilíbrio como solução para sapatas ou blocos de divisa?

Vídeo

Artigo

Muitas vezes é conveniente o emprego de vigas de equilíbrio, já que o uso de sapatas de divisa é indicado para cargas de baixo valor. Para o lançamento de vigas de equilibrio, quando os pilares de divisa já estiverem lançados como fundações, procede-se da seguinte maneira:

  • Lance uma viga, através do comando Elementos-Viga-Adicionar, que inicia no pilar de divisa e segue até o próximo pilar interno;

  • Converta os pilares da fundação para pilar, através do comando Elementos-Fundação-Converter para pilar. Esses pilares, agora, nascem na extremidade da viga;

  • Lance novas fundações, deslocadas em relação à divisa, para o interior do terreno, através do comando Elementos-Fundação-Adicionar.

Nesse momento é conveniente a utilização da captura "Ponto Relativo" relativo, indicando como referência o pilar que nasce na extremidade da viga e informando um deslocamento em relação a divisa do terreno. Após lançar a fundação deve-se observar que a  viga de equilíbrio foi dividida.

Considere, ao determinar a seção da viga, o fato de que em sua extremidade nasce um pilar.

  • Processe a estrutura.

O lançamento deve ser semelhante ao croqui abaixo:

croqui_viga_equil_Eb

Figura 1 - Exemplo de croqui

Lancamento_de_vigas_de_equilibrio_Eb

Figura 2 - Pórtico 3D.

Dica:

  • Para verificar a continuidade dos pilares acesse o menu Configurações-Entrada gráfica-Pilares (botão configuracoes) e habilite o item Continuidade dos pilares com hachura ou texto. A fundação recém lançada deve apresentar a indicação "MORRE" e o pilar da extremidade "NASCE".

tag(s): Fundação, Lançamento, Viga