Aplica-se às versões EBV5 Gold, EBV6, EBV6 Gold, EBV7, EBV7 Gold, EBV8, EBV8 Gold.

 

Assunto    

Como lançar lajes inclinadas simulando a cobertura de uma edificação?

Artigo

Nesse artigo será mostrado o passo a passo para o lançamento de lajes inclinadas com o intuito de representar coberturas inclinadas de uma edificação. Para tanto iremos partir de uma estrutura pré lançada conforme a imagem abaixo:

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_a

 

Nota-se na imagem acima que foram lançadas vigas em um nível intermediário do último pavimento com o intuito de servir como apoio para as futuras lajes inclinadas (rampas).

Acessando o nível intermediário do pavimento superior, nesse caso “Topo da caixa d’água”, pode-se lançar barras ou vigas inclinadas para o apoio das rampas, de acordo com as necessidades do modelo. A seguir será apresentada uma possibilidade de modelo, ficando a cargo do engenheiro responsável a definição do modelo que melhor lhe convém.

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_b

  • Primeiramente pode-se lançar uma viga inclinada partindo do pilar P29 para o pavimento inferior. Nesse caso pode-se acessar o menu “Elementos – Vigas – Adicionar viga inclinada”, clicar sobre o pilar P29 e em seguida o programa irá automaticamente apresentar o croqui do pavimento inferior que seja selecionado o apoio final da viga, nesse caso, o pilar P40.
  • Após selecionar o apoio final (pilar) será preciso informar o lado do eixo da viga, para manter o eixo no centro basta teclar <ENTER>.

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_c

 

  • Continuando o lançamento, deve-se lançar uma barra inclinada partindo-se do pilar P16, no croqui intermediário, chegando ao pavimento inferior de forma semelhante a viga recém lançada.
  • Para lançar a barra inclinada acesse o menu “Elementos – Barras – Adicionar barra inclinada”, adote a largura da barra como sendo 0, selecione o pilar P16.
  • No pavimento inferior, selecione o pilar P7 como apoio final.

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_d

 

  • Após o lançamento da barra acima deve-se lançar uma barra inclinada partindo do pilar P15, chegando ao pilar de canto do pavimento inferior de maneira semelhante à apresentada anteriormente. Porém, para a outra extremidade da edificação, como se pode observar na imagem abaixo:

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_e

 

  • Por fim, deve-se lançar uma viga inclinada partindo do pilar P38, chegando ao pavimento inferior.
  • Com as barras e vigas inclinadas já lançadas, pode-se lançar as rampas através do menu “Elementos – Lajes – Adicionar rampa”. Para tanto o usuário poderá definir o tipo de laje, carregamento e espessura desejada de acordo com o modelo desejado. Para esse exemplo foram definidas lajes de rampa maciças.
  • Para realizar o lançamento da rampa deve-se selecionar a viga de apoio V7, em seguida a viga inclinada V9 e a barra inclinada que parte do P16.
  • Após a seleção desses elementos o programa automaticamente apresentará o croqui do pavimento inferior.
  • Selecione o apoio inferior da rampa, nesse caso, a viga V24.

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_f

 

  • Feito isso se obtém o lançamento da rampa conforme a imagem abaixo:

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_g

 

  • Baseado no lançamento acima pode-se lançar as outras rampas do mesmo modo, sendo que para a próxima rampa deve-se selecionar as duas barras inclinadas, ao invés de uma viga e uma barra.

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_h

 

Finalizado o lançamento do telhado, pode-se lançar um beiral inclinado como continuação do mesmo.

  • Primeiramente deve-se criar um nível intermediário no pavimento "Cobertura" para lançar nós e barras que delimitarão o contorno do beiral.
  • Considerando um beiral de 80 cm para fora da estrutura e mantendo a inclinação do telhado, iremos lançar um nível intermediário 30 cm abaixo do pavimento "Cobertura". Para maiores informações sobre o lançamento de níveis intermediários você terá no artigo: Lançamento de níveis intermediários.

A determinação dos 30 cm foi obtida através de uma regra de 3, visto que o telhado parte do nível intermediário superior até o pavimento térreo, com diferença de nível de 1,5 m, percorrendo 3,9 m, conforme indica a imagem abaixo:

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_i

 

  • No croqui deste novo nível intermediário serão lançados nós distantes 80 cm dos pilares extremos e barras conectando uns aos outros. Lembrando que para adicoinar as barras acesse "Elementos - Barras - Adicionar Barra".

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_j

 

  • Partindo do pavimento "Cobertura" deve-se lançar as barras inclinadas conectando o mesmo com o nível intermediário. Para lançar barras inclinadas acesse o menu “Elementos – Barras – Adicionar barra inclinada”.
  • Selecione o comando para lançamento de rampa em “Elementos-Lajes-Adicionar rampa” e faça o lançamento das rampas nos novos contornos definidos para os beirais.

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_k

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_l

 

  • Como os beirais são bordos livres, para garantir a estabilidade do modelo deve-se engastá-los nas lajes internas.

Cabe ressaltar que nesse exemplo os beirais inclinados foram engastados com as lajes internas, caso o projetista deseje engastá-los às rampas inclinadas, deve-se substituir as rampas e rampas de beirais por lance de escada "tipo rampa" (planas) e engastar através do menu "Elementos - Lajes - Engastar". 

  • Ao final de todo o lançamento pode-se processar a estrutura, e analisar seus resultados de dimensionamento de detalhamento através da janela de dimensionamento das lajes (rampas).

 

Lancamento_de_telhados_com_laje_inclinada_m

tag(s): "laje inclinada", rampa, Telhado