Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como retirar ou modificar cargas concentradas já inseridas?

Artigo

As cargas concentradas são indicadas no croqui através de setas ao lado dos nós ou pilares, mas não podem ser eliminadas do croqui com o comando Manipular - Apagar.

Para alterá-las, deve-se atribuir aos nós uma carga diferente (zero, no caso de querer excluir). Para isso, deve-se:

  • Acessar o comando Elementos-Cargas Concentradas;

  • Editar o campo da carga adequado com o valor zero (para retirar) ou editar o campo com o novo valor de carregamento (para modificar o valor); Com o módulo Master deve-se primeiramente selecionar a ação desejada, para então preencher o valor da carga.

  • Clicar em "OK";

  • Selecionar o nó da antiga carga;

  • Confirmar o comando pressionando a tecla <Enter>.

Retirando_cargas_concentradas(a)_Eb

Janela de Cargas Concentradas

Os valores informados irão substituir os antigos. O valores de carregamento não são somados ao serem informados novamente.

Com o Módulo Master, as cargas concentradas são informadas separadamente para cada caso de carregamento (Mais...). Assim, ao pressionar o botão "OK", serão atribuídos os valores apenas sobre o caso selecionado. Por exemplo, se um pilar tiver cargas aplicadas em diversos casos de carregamento, para eliminar todas as cargas através deste comando, o procedimento terá que ser executado uma vez para cada caso.  

Com esse procedimento, pode-se alterar ou eliminar as cargas em diversos elementos individualmente. Para alterar ou eliminar a carga em apenas um determinado nó ou pilar, basta efetuar um duplo-clique sobre o mesmo. No diálogo que se abrirá, deve-se pressionar o botão "Cargas", o qual abrirá um diálogo igual ao do comando Cargas concentradas, mas onde serão apresentados os valores de carregamento atribuídos ao elemento. Nesse caso, basta alterar o valor desejado e pressionar o botão "OK" para confirmar.

Deve-se reprocessar a estrutura para a consideração das novas cargas.

tag(s): Carga, Lançamento