Aplica-se à versão: EBv5

Assunto

Existe alguma forma de verificar o lançamento gráfico?

Artigo

Existem verificações a serem efetuadas, para conferência do lançamento dos elementos estruturais. Deve-se salientar que as verificações aqui citadas referem-se ao lançamento gráfico e não à análise da estrutura. Muitas destas verificações, entretanto, estão diretamente ligadas ao correto cálculo da estrutura.

As verificações abaixo relacionadas deverão ser realizadas nos croquis de cada pavimento:

O ideal será realizar as verificações e correções antes de copiar o croqui para outros pavimentos (menu Estrutura-Copiar croqui), para não haver necessidade de corrigir os mesmos problemas nos demais pavimentos.

Proximidades em nós dos elementos:

  • Menu Elementos, comando Detectar proximidades.

É utilizado para verificar a captura de nós dos elementos. Existem situações em que a escolha do ponto de captura errado faz com que os nós dos elementos não fiquem ligados corretamente, resultando em modelos estruturais com comportamento diferente do planejado. Com a utilização desta ferramenta, pode-se  localizar e corrigir todas as conectividades entre os elementos, para garantir a consistência dos dados informados.

A proximidade entre nós respeita um critério de configuração, Distância mínima, nas Configuração Entrada gráfica. Portanto, dois nós consecutivos, cuja distância seja inferior ao valor configurado, serão detectados por este comando.

No lançamento de uma barra (viga) em um determinado nó, que pode ser outra viga ou um pilar, caso seja emitida a mensagem: “O nó adicionado não se apóia em nenhuma barra do pavimento. Confirma a posição do nó?”, indica que não está sendo garantida a conectividade entre os nós, ou seja, a barra (viga) adicionada não está sendo ligada ao elemento desejado. Nestes casos deve-se clicar em “Não” e repetir o lançamento, aproximando, através de um Zoom, o nó desejado para facilitar o lançamento.

Alinhamento dos elementos:

  • Menu Elementos-Alinhamento, comando Verificar alinhamento.

É utilizado para detectar nós, vigas ou barras no croqui, com provável problema de alinhamento, podendo ocorrer tanto na horizontal, como na vertical.

Para a correção de barras horizontais, acesse o menu Elementos-Alinhamento-Alinhar nós na horizontal e, para a correção de barras verticais, acesse o menu Elementos-Alinhamento-Alinhar nós na vertical.

 

Prumada dos pilares:

  • Menu Elementos-Pilares, comando Verificar todas as prumadas.

É utilizado para verificar a continuidade dos pilares, quanto às seções dos mesmos. Alerta para pilares em que uma seção na prumada não esteja totalmente contida na seção do pilar no pavimento inferior.

Para os pilares indicados com problemas na prumada, deve ser verificado o posicionamento da seção transversal dos mesmos, copiando e alinhando as seções entre os pavimentos.

 

Verificar pilares:

Menu Elementos-Verificar pilares.

É utilizado para verificar a continuidade dos pilares, quanto ao modelo do pórtico. Avisa para situações em que os pilares estão com problemas de continuidade (conforme o artigo "Continuidade em pilares".

 

Deformada da estrutura:

Para visualizar a deformada da estrutura  é recomendável que se utilize a ferramenta de visualização Pórtico Unifilar.

Lembrando que, para ter acesso ao pórtico unifilar, que pode ser acessado através do menu Estrutura-Pórtico, visível apenas com a janela de projeto aberta, ou a partir do botão  portico, é necessário que a estrutura esteja previamente processada  processar_estrutura .

A partir do Pórtico unifilar é possível conferir visualmente o modelo de barras, bem como ter acesso aos deslocamentos elásticos da estrutura através do botão Elástico - Deslocamentos.

No pórtico a seguir, por exemplo, são apresentados os deslocamentos elásticos das barras da estrutura. Ao lado do pórtico, há uma legenda com uma escala de cores, sendo que cada uma delas indica um valor diferente de deslocamento.

Utilizando uma escala maior para visualizar as deformações, torna-se mais prático encontrar problemas de lançamento na estrutura.

portico(b)_Eb

Figura 1 - Deslocamentos no Pórtico unifilar

Além dos comandos de zoom (Atualizar, Enquadrar, Afastar, Aproximar, Zoom e Zoom Anterior) existem outras ferramentas que podem ser muito úteis para a visualização das barras do pórtico. Para maiores informações sobre estas ferramentas, consulte a ajuda do programa.

Para mais informações sobre este assunto, pode-se acessar o artigo "Verificando a conectividade dos elementos".

tag(s): Croqui, Lançamento