Aplica-se à versão: EBv5

Assunto

Como posso verificar o alinhamento de elementos que não estejam lançados nos eixos principais X e Y da área de CAD?

Artigo

Muitas vezes a forma arquitetônica das edificações obriga o lançamento de uma estrutura em que os elementos não estão no plano horizontal (X) e vertical (Y) da área de CAD, conforme apresentado na figura 1.

Verificacao_alinhamento_elementos_inclinados_eixos_X_Y(a)_Eb.

Figura 1- Estrutura com elementos inclinados no plano XY

O comando Elementos-Alinhamento-Verificar alinhamento tem a função de localizar barras no croqui que foram lançadas com um provável problema de alinhamento. O critério utilizado para identificar estas barras é o de apresentar como desalinhados todos os elementos que possuam ângulos com diferença menor que 2º dos ângulos 0º ou 90º.

As barras que possuírem inclinações maiores que 2º em relação aos eixos principais não serão consideradas pelo programa como lançadas incorretas pelo usuário e portanto não serão apresentadas na verificação de alinhamento.

Erros de alinhamento podem ocasionar erro de precisão numérica no processamento da grelha das lajes (figura 2).

Verificacao_alinhamento_elementos_inclinados_eixos_X_Y(b)_Eb

Figura 2 - Erro de processamento

A verificação de alinhamento neste tipo de estrutura não detecta os problemas de alinhamento dos elementos que estão inclinados em relação ao plano X e Y da área de CAD. Para poder fazer a verificação destes elementos é necessário rotacionar a estrutura de forma que a parte inclinada fique posicionada na direção dos eixos horizontal x e vertical y. Para efetuar esta rotação deve-se inicialmente conhecer o ângulo da arquitetura inclinada, e consequentemente o ângulo que a estrutura deve possuir.

Para isto, basta efetuar o comando Ferramentas-Medir, selecionando dois pontos em uma mesma linha (parede, viga ou outro elemento) desta arquitetura inclinada. No diálogo apresentado será informado o ângulo a ser utilizado para a rotação.

Verificacao_alinhamento_elementos_inclinados_eixos_X_Y(c)_Eb.

Figura 3 - Ângulo da arquitetura inclinada

Para rotacionar proceda da seguinte forma:

  • Acesse o menu Manipular–Rotacionar;

  • Selecione toda a estrutura e pressione <Enter>;

  • Será pedido um ponto de referência para rotação, podendo ser selecionado um pilar qualquer;

  • Como ângulo para rotação, digite o ângulo da arquitetura com valor negativo (-45 no exemplo acima);

  • Pressione <Enter> para encerrar o comando.

Pode-se então verificar o alinhamento em Elementos-Alinhamento-Verificar alinhamento. Caso existam problemas nestas barras posicionadas nos eixos principais, será apresentado um diálogo com as informações sobre os prováveis problemas de alinhamento (figura 3).

Verificacao_alinhamento_elementos_inclinados_eixos_X_Y(d)_Eb.

Figura 4 - Problemas de alinhamento na estrutura rotacionada.

Observa-se no exemplo que há erros de alinhamento das vigas do croqui. Deve-se corrigir todos os erros de alinhamento do projeto. Para resolver os problemas, pode-se mover os nós envolvidos (executando um duplo clique do mouse sobre o nó e alterando as coordenadas) ou utilizar comandos Alinhar nós na vertical e Alinhar nós na horizontal. Após corrigidos todos os alinhamentos, a estrutura deverá ser rotacionada novamente para a posição original através do comando Manipular-Rotacionar, escolhendo como ponto de referência o mesmo pilar selecionado anteriormente e digitando o mesmo ângulo, porém com sinal contrário.

tag(s): Croqui, Lançamento