Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como posso alterar um lançamento de uma estrutura, devido à alterações na arquitetura, sem ter que apagar todos os elementos?

Artigo

Alterações em projetos são freqüentes e em muitas vezes o projeto estrutural já está todo lançado. No Eberick, há possibilidade de realizar alterações na concepção do modelo estrutural sem ter que apagar todos os elementos já lançados.

Para exemplificar, realizaremos uma alteração em um projeto, onde ocorreu uma modificação na arquitetura, com um deslocamento das paredes na parte superior da edificação em 100 cm, conforme figura abaixo:

Alteracao_posicao_elementos_ja_lancados(a)_Eb

Figura 1 – Alteração da arquitetura tipo 1

O primeiro passo é ler o novo arquivo dxf da arquitetura sobre o pavimento que teve  alteração.

Para maiores informações de como substituir a arquitetura, recomendamos o artigo Como trabalhar com as arquiteturas no programa para o Eberick V8 ou o artigo Como substituir uma arquitetura no programa para as demais versões do Eberick.

Alteracao_posicao_elementos_ja_lancados(b)_Eb.

Figura 2 – Arquitetura inserida no croqui.

No caso do exemplo acima, como o projeto teve um deslocamento das paredes na parte superior do edifício, devemos mover as vigas e pilares para a nova posição, consequentemente aumentando o tamanho dos painéis de lajes. Para isso, realizaremos o seguinte procedimento:

  • Nas versões anteriores ao Eberick V8, ative o comando travar arquitetura no menu Ferramentas - Filtrar arquiteturas – Travar ou no menu Ferramentas - Filtrar desenhos para o Eberick V5;

No Eberick V8, a arquitetura é tratada como referência externa, ou seja, a edição é realizado através da pasta “Arquitetura” e não no Croqui. Nesse caso, não há a necessidade de travar a arquitetura. 

  • Acesse o menu Manipular–Arrastar;

  • Selecione com o mouse todos os elementos que serão movidos de posição (os elementos devem ser selecionados com a forma de um retângulo, clicando com o mouse no primeiro ponto e segurando o botão até o segundo ponto);

Alteracao_posicao_elementos_ja_lancados(c)_Eb.

Figura 3 - Seleção dos elementos.

  • Escolha como ponto de referência um nó da estrutura (um pilar por exemplo);

  • O segundo ponto pode ser determinado informando o deslocamento relativo, digitando @0,100;

  • Pressione <Enter> para confirmar o deslocamento.

Pode-se utilizar também as ferramentas de captura para  posicionar os elementos. Para maiores informações recomendamos o artigo Captura de pontos e Ferramentas de captura nas versões mais recentes do programa para o Eberick V8 ou o artigo Diferença entre captura de pontos e ferramentas de capturas para as demais versões do Eberick. 

Alteracao_posicao_elementos_ja_lancados(d)_Eb.

Figura 4 – Tipo 1 alterado.

Em alguns casos pode ser necessário realisar alguns ajustes no lançamento das vigas. Do Eberick V5G em diante, recomendamos o artigo Ajustes no lançamento de vigas

Depois de realizadas as alterações neste pavimento, altere a posição de um dos pilares onde ocorreu mudança de posicionamento, para o próximo pavimento, utilizando o comando editar prumada. Para isso:

  • Selecione um dos pilares;
  • Acesse o menu Elementos–Pilares–Editar prumada;
  • Na janela “Prumada”, em “Pavimentos”, selecione o pavimento já alterado;
  • Na mesma janela selecione a opção "Copiar seção";
  • Selecione o próximo pavimento como destino;
  • Feche a janela e o croqui deste pavimento.

Agora é possível verificar no pavimento superior as alterações na posição do pilar, e como todos os elementos ligados a este nó foram movidos junto.

Alteracao_posicao_elementos_ja_lancados(e)_Eb

Figura 5 - Elementos alterados no croqui.

Para mudar a posição dos outros elementos usaremos o comando alinhar nós na horizontal através do seguinte procedimento:

  • Acesse o menu Elementos – Alinhamento – Alinhar elementos na horizontal;

  • Selecione os elementos que deverão ser alinhados (vigas e pilares);

  • Como base selecione o encontro da viga com o pilar que já foi alterado.

Este procedimento deve ser realizado nos demais pavimentos, sendo que para pavimentos tipo, haverá necessidade de realizar estas alterações apenas uma vez, copiando estas para os demais tipos, através do menu Estrutura-Copiar croqui.

No Eberick V5 os comandos para o alinhamento são:

  • Acesse o menu Elementos – Alinhamento – Alinhar nós na horizontal;

  • Selecione os nós que deverão ser alinhados;

  • Como nó base selecione o nó do pilar que já foi alterado.

tag(s): Croqui, Lançamento