Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Existe alguma maneira de guardar as configurações que fiz no programa ao proceder uma nova instalação ou necessidade em formatar o computador ou instalar em outro?

Artigo

O Eberick permite que sejam configuradas as preferências do sistema para cada usuário, possibilitando assim alterá-las conforme as suas necessidades ou do projeto. Essa ferramenta pode ser acessada a partir da janela de projeto, no menu Configurações.

Salvando as configurações .cfg

O arquivo "Eberick.cfg", localizado no diretório de instalação do programa, armazena as configurações globais, ou seja, aquelas valem ao mesmo tempo para todos os projetos. São elas:

Espessura de linha

Sistema

Teclas de atalho

Para que as configurações criadas não sejam perdidas, o usuário poderá realizar o procedimento descrito abaixo, no qual será feita uma cópia do arquivo "Eberick.cfg", localizado no diretório onde se encontra instalado o programa:

  • Acessar o programa Windows® Explorer;

  • selecionar a unidade “C:\”;

  • Acessar o menu Arquivo-Novo-Pasta;

  • criar um nome para esta nova pasta como, por exemplo, “Configurações_Eberick”;

  • Acessar o diretório de instalação do programa Eberick (pode-se acessar este diretório através do programa Windows® Explorer).

Normalmente o programa está localizado no diretório: “C:\Arquivos de programas\AltoQi\Eberick V6".

  • Localizar o arquivo "Eberick.cfg" e selecionar o mesmo, clicando uma vez com o botão esquerdo do mouse;

  • Acessar o menu Editar-Copiar, no programa Windows® Explorer;

  • Selecionar a pasta recém criada (exemplo, “Configurações_Eberick”), clicando sobre a mesma com o botão esquerdo do mouse;

  • Acessar o menu Editar-Colar, no programa Windows® Explorer.

Pode-se também salvar a pasta  que contém o arquivo em um pen drive ou em CD-Rom.

Salvando os símbolos criados

Caso sejam criados novos símbolos, o programa não possui nenhuma função para criar automaticamente uma cópia. Por esse motivo, para que os novos símbolos não sejam perdidos na formatação, deve-se executar o mesmo procedimento descrito acima para copiar a pasta da  Biblioteca de símbolos, que também está  localizada dentro do diretório onde está instalado o programa.

Quando o usuário tiver que reinstalar o Eberick, para recuperar sua configurações pessoais, basta copiar para o diretório C:\Arquivos de programas\AltoQi\Eberick V6 (nova instalação) o arquivo "Eberick.cfg" e a pasta da Biblioteca de símbolos gravados anteriormente no pen drive ou CD.

Importando as configurações de outro projeto

Ao iniciar um projeto através do comando Projeto-Novo, o usuário tem a opção de escolher um modelo de projeto previamente salvo. Serão listados  todos os arquivos de modelo existentes na pasta padrão dos modelos, definida no menu Configurações-Sistema.

Se o arquivo já tiver sido criado, pode-se importar as configurações de outro projeto, através do comando Configurações- importar modelo. Para isso, já deve haver um modelo gravado de outro projeto em formato *.mrj, utilizando o comando Configurações-Salvar modelo.

Caso o usuário tenha criado algum modelo e não queira perdê-lo na formatação do computador, também deverá realizar uma cópia da pasta Modelos, no diretório onde se encontra instalado o programa, conforme feito para pasta da Biblioteca de símbolos.

Os comandos, Salvar modelo e importar modelo, podem ser utilizados como ferramentas de otimização do trabalho, assim como as ferramentas de configuração gravadas no arquivo "Eberick.cfg".

Um modelo  possui as configurações de um arquivo *.prj, contendo suas preferências, ou seja, o conteúdo das configurações de desenho e configurações de projeto, com exceção de: Ações, Níveis de desenho, Níveis padrão e Perfis de Níveis. As configurações de sistema (Biblioteca de símbolos, Espessura de linha, Sistema e Teclas de atalho), são salvas sempre para o programa como um todo,  não se aplicando também ao modelo.

Pode-se também modificar um  modelo já salvo, quando, no comando Projeto-Abrir, for requerido abrir um arquivo de modelo (*.mrj). Nestes arquivos, tem-se acesso a todas as configurações salvas e configurações de sistema, não sendo possível incluir pavimentos ou lançar a estrutura.

Vale lembrar que o backup gerado poderá ser utilizado para inserir suas configurações pessoais em outros computadores que contenham o programa e como cópia de segurança para eventuais problemas.

tag(s): Configurações