Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Qual a função do comando "Gravar perfil" existente na configuração Níveis de desenho?

Artigo

No decorrer do projeto, a necessidade de trabalhar com os níveis de desenho é muito comum, habilitando e desabilitando níveis de acordo com cada tipo de situação. Para automatizar esta tarefa, o programa permite gravar o estado atual dos níveis de uma janela com um nome específico. Com isto, em qualquer momento pode-se voltar a este estado de níveis gravado anteriormente somente selecionando-o na caixa de seleção “Perfil de nível” existente na barra de ferramentasDesenho”.

Gravacao_de_Perfis_de_Niveis(a)_Eb.gif

Figura 1 - Barra de ferramentas "Desenho"

Existem dois tipos de indicação de perfil possíveis:

  • Personalizado: indica que o estado de níveis da janela de CAD corrente não coincide com nenhum perfil de nível do projeto. Caso o usuário tenha habilitado ou desabilitado níveis e não gravou um perfil;

  • Nome de um perfil: indica que o estado de níveis da janela de CAD coincide exatamente com o estado gravado no perfil indicado. Este perfil pode ser tanto um default do programa ou um gravado pelo usuário.

Como criar um perfil de nível

A criação de um novo perfil pode ser feita de duas maneiras:

  • Através da configuração Níveis de desenho:

A configuração Níveis de desenho sé utilizada para definir as propriedades "Ativo" e "Visível" de cada item, refletindo-as na janela corrente. Após alterar diversos níveis, pode-se simplesmente gravar seu estado atual, pressionando o botão "Gravar perfil". O programa solicitará o nome para o novo perfil de níveis.

Gravacao_de_Perfis_de_Niveis(b)_Eb.gif

Figura 2 - Criação de um perfil de níveis

  • Através da configuração Perfis de níveis:

A configuração Perfis de Níveis permite incluir ou excluir perfis do projeto, bem como alterar as propriedades de um perfil individualmente, habilitando ou desabilitando níveis.

Torna-se mais simples criar um perfil através da configuração Níveis de desenho, uma vez que pode-se ver o resultado no desenho corrente, alterar os níveis desejados e gravar o perfil apenas quando o resultado estiver satisfatório.

Como exemplo, será mostrado o procedimento de uma situação prática durante o lançamento. Nesta, o usuário possui em um croqui as arquitetura de dois pavimentos adjacentes, além dos elementos estruturais.

  • Acessando a configuração Níveis de desenho pode-se manter ativo somente os níveis dos pilares e da arquitetura inferior ao nível do pavimento que se está lançando, com o objetivo de verificar a interferência dos pilares neste pavimento;

  • Pressiona-se o botão "Gravar perfil" e informa-se o nome desejado, por exemplo "Pilares - Arq. inferior".

 

O croqui se apresentará com o estado atual de níveis ativados e desativados. Após realizados procedimentos necessários, o usuário pode ativar novamente todos os níveis do croqui somente selecionando o perfil "Geral" na caixa de seleção “Perfil de nível” existente na barra de ferramentas “Desenho”.

Com isto, em procedimentos futuros pode-se voltar a esse estado de níveis no croqui somente selecionando-o na barra de ferramentas “Desenho”.

Gravacao_de_Perfis_de_Niveis(c)_Eb.gif

Figura 3 - Selecionando o perfil de nível gravado

tag(s): Configurações, Croqui