fundacoes_dropDown

Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Por que a sapata é detalhada com uma seção diferente e maior, que a apresentada na janela de sapatas?

Artigo

O programa agrupa as sapatas na planta de locação e detalhamentos conforme a configuração presente no menu Configurações-Dimensionamento-Sapatas, item "Agrupar com diferença de lados menor que".

Pilares idênticos são agrupados pelo Eberick, mesmo que possuam cargas normais diferentes.

Os pilares P1, P2, P3, P4 no exemplo abaixo possuem cargas normais de 5, 10, 15 e 20 tf respectivamente e apresentam armaduras exatamente iguais, isto é, 4barras de10mm e estribos 5.0 c/ 12 para uma altura de 2 m. No desenho do Eberick eles são considerados idênticos e são desenhados em um mesmo grupo.

As fundações, no entanto, não poderão ser dimensionadas para a maior carga (20 tf). Se a pressão admissível for 1 kgf/cm2, por exemplo, e for desprezado o peso próprio da sapata e do solo tem-se  as seguintes dimensões para as bases das sapatas:

Secao_da_sapata_na_tabela_diferente_da_secao_detalhada(a)_Eb.gif

Se for utilizada a maior dimensão para todos os pilares as pressões aplicadas no solo seriam diferenciadas. Isto pode resultar em recalques diferenciais das fundações. Veja o quadro de pressões abaixo.

Secao_da_sapata_na_tabela_diferente_da_secao_detalhada(b)_Eb.gif

O correto é agrupar as fundações e seus pilares de modo a obter o mínimo de fundações diferentes e com pressões atuantes próximas da pressão admissível de projeto.

Secao_da_sapata_na_tabela_diferente_da_secao_detalhada(c)_Eb.gif

Com o valor da tolerância igual a 20 cm, para o item item "Agrupar com diferença de lados menor que",  o Eberick irá adotar a sapata de 145 x 145 para os pilares P3 e P4. 

tag(s): Configurações, Dimensionamento