Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como definir a origem da Planta de Locação?

Artigo

A planta de locação gerada pelo módulo Formas é baseada nas coordenadas apresentadas no croqui do projeto. Portanto, as cotas de um determinado ponto só indicarão 0,0 se o mesmo corresponder à origem no croqui.

 Para localizar a origem (coordenada 0,0) no croqui, leia o seguinte  artigo "Localizando a coordenada 0,0 (origem do sistema de coordenadas)".

Todavia, é comum o cálculo já estar pronto e ser conveniente a apresentação da Planta de Locação com os eixos indicando a origem em um certo ponto, o qual, muitas vezes, é diferente da origem indicada no croqui.

As coordenadas dos elementos no croqui correspondem aos valores indicados nos eixos da Planta de Locação.

Para gerar a planta de locação com um determinado ponto indicando as coordenadas 0,0, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o menu Estrutura-Gerar planta de locação;

  • Anote os valores das coordenadas X e Y para o ponto que desejar que fique determinado como a origem da Planta de Locação.

Origem_da_planta_locacao(a)_Eb.gif

Figura 1 - Definição das coordenadas x e y na planta de locação

Para obter as coordenadas do ponto, para situações em que um elemento inserido é a referência, pode-se aplicar um duplo clique sobre este, anotando os valores indicados em X e Y.

  • Feche a planta de locação atual;

  • Acesse o menu Configurações-Planta de locação;

  • No grupo "Planta" preencha os itens "Origem coordenada X" e "Origem coordenada Y" com os valores da coordenada Y e X, respectivamente;

Origem_da_planta_locacao(b)_Eb.gif

Figura 2 - Diálogo para configuração das coordenadas da planta de locação

  • Acesse o menu Estrutura-Gerar planta de locação;

  • Os valores das coordenadas dos eixos da Planta de Locação para o ponto determinado como a origem devem corresponder a 0,0.

Para todas as alterações realizadas no croqui deve-se processar a estrutura novamente (botão: processar_estrutura.bmp) para que as modificações sejam consideradas no cálculo e nos detalhamentos gerados.

tag(s): Locação, Planta, Projeto