Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Artigo

Como faço para agilizar meu trabalho de lançamento no croqui?

Assunto

No Eberick pode-se realizar diversas operações utilizando teclas de atalho, digitando o mnemônico correspondente ao comando no teclado, e o botão direito do mouse, para agilizar o lançamento da estrutura e manipulação dos croquis e desenhos, sem necessidade de acessar os comandos através dos menus.

Utilização do botão direito do mouse

O botão direito do mouse pode ser configurado para acessar o menu de contexto dos elementos.

Pode também ser utilizado para finalizar um comando que está prestes a ser repetido, substituindo neste caso, a tecla <Enter>,  <Esc> ou a barra de espaço.

Utilização do Teclado

No Eberick permite-se definir "teclas de atalho" para acessar qualquer comando do programa. Esta opção pode ser configurada através do menu Configurações-Teclas de Atalho, selecionando a categoria desejada e em seguida o comando em questão.

Teclas_de_atalho_para_otimizacao_do_lancamento_Eb

Diálogo de configuração das teclas de atalho

Definindo comandos com "Abreviatura", após a digitação desta, basta pressionar <Enter> ou <Barra de espaço> e o comando será executado.

Existem alguns atalhos pré-definidos, para alguns comandos, que são acessados diretamente ao pressionar a tecla configurada, como por exemplo:  

  • Para executar o comando Zoom pode-se pressionar a tecla <F5>. Para voltar a visualização anterior (Zoom anterior), pode-se pressionar a tecla <F6>;

  • Pode-se  atualizar a tela pressionando a tecla <F7>;

  • Para enquadrar o desenho, pode-se  pressionar as teclas <Alt + F7>;

  • Para Afastar o desenho, diminuindo o tamanho em cerca de 20%, basta teclar <F2>. O processo inverso, o de Aproximar o desenho, aumentando o tamanho, pode ser feito através das teclas <Alt+F2>.

Além do comando Deslocar, pode-se deslocar a janela de visualização para uma direção definida utilizando-se as setas direcionais em conjunto com a tecla <Ctrl> do teclado, da seguinte forma: (Ctrl-Seta acima), (Ctrl-Seta abaixo), (Ctrl-Seta esquerda) e (Ctrl-Seta direita).

  • Pode-se ligar ou desligar o filtro de desenhos pressionando a tecla <F9> e ligar ou desligar o modo ortogonal pressionando a tecla <F8>;

  • É possível desfazer o último procedimento pressionando as teclas <Alt+Backspace>. Da mesma forma, para refazer o último procedimento pode-se pressionar as teclas <Shift+Alt+Backspace>;

  • Caso haja a necessidade de centrar a janela em um ponto selecionado, o. usuário pode utilizar a  tecla <F4>;

  • Existe a possibilidade de remover elementos do conjunto de seleção sem interromper o comando. Para isto, basta manter a tecla <Shift> pressionada durante a seleção. Isto fará com que os elementos capturados sejam removidos do conjunto de seleção;

  • Existe a possibilidade de incluir elementos no conjunto de seleção sem interromper o comando. Para isto, basta manter a tecla <Ctrl> pressionada durante a seleção. Isto fará com que os elementos capturados sejam incluídos no conjunto de seleção;

  • O último comando executado também pode ser acessado pressionando <Enter> ou a barra de espaço, desde que nenhum comando esteja sendo utilizado.

Mesmo estes comandos pré-definidos permitem que sejam atribuídas outras teclas de atalho, se configurados no menu Configurações-Teclas de Atalho.

Última modificação: 11/12/2009

tag(s): Configurações, Lançamento