Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como proceder quando o processo de cálculo do pórtico é interrompido e, ao acessar o botão mensagem, identifica-se que o processamento foi interrompido por erro de precisão numérica?

Artigo

Algumas situações que provocam o problema são facilmente solucionadas com a observação de falhas no lançamento e concepção da estrutura. Dois fatores principais podem ser verificados para que seja encontrada a solução para o problema. Citam-se as verificações de proximidades e as adoção adequadas de vinculações entre elementos. Para obter maiores informações sobre esses assuntos, consulte o artigo "Inconsistência na matriz de rigidez".

A verificação de problemas de proximidade sugerida para solução de problemas de inconsistência na matriz de rigidez indica a possibilidade de encontrar problemas de lançamento, ou seja, nós que deveriam estar ligados e não estão. Outra situação detectada nessa verificação é a existência de barras muito curtas e que devem sempre ser evitadas. Para realizar a verificação de  proximidade deve-se acessar o menu "Elementos-Detectar Proximidades" para cada pavimento do projeto.  

Existem outros itens que devem ser analisados quando ocorrer essa situação. São eles:

  • Lançamento das fundações:

Verifique se todas fundações foram realmente informadas, proporcionando base para a estrutura ou parte desta. Usualmente ocorre de um dos pilares lançados não ter sido convertido para fundação. Utilize o comando "Elementos-Pilares-Converter para fundação".

  • Precisão dos elementos de desenho importados para o projeto:

Verifique também se ao inserir um arquivo dxf, este veio em coordenadas muito grandes, como (100.000,100.000). O programa faz o cálculo de distâncias, por exemplo, com base nas coordenadas dos nós. Utilize o comando "Ferramentas-Posicionar origem" para todos os  pavimentos do projeto de maneira a solucionar o problema.

Alternativamente é possível posicionar a origem do projeto de uma única vez para todos os pavimentos, utilizando o comando "Ferramentas-Posicionar origem do projeto". Essa opção apenas não está disponível para a versão do Eberick V5.

tag(s): Lançamento, Processamento