Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como identificar quais os pavimentos estão com problemas de lançamento, gerando problemas durante o processamento da estrutura?

Artigo

A ocorrência de problemas durante o processamento da estrutura é causada por situações incorretas de lançamento do modelo estrutural, em pelo menos um dos pavimentos. A identificação destes é essencial para que o usuário direcione sua análise somente para os pavimentos incorretos, diminuindo o tempo necessário para correção, principalmente, quando a estrutura possui diversos pavimentos.

Nesta situação, pode-se processar cada pavimento isoladamente, verificando quais deles apresentarão problemas, através do menu Estrutura-Pavimentos ativos.

É recomendável que o projeto seja gravado com outro nome, pois a estrutura terá alterações quanto à continuidade dos pilares, mantendo o arquivo original inalterado. Para isto, acesse o menu Projeto-Salvar como, definindo o nome para este arquivo como "teste.prj", por exemplo.

Para utilizar este comando, deve-se abrir a Janela de Projeto e acessar o menu Estrutura-Pavimentos ativos. Será aberto um diálogo como o seguinte:

Identificacao_pavimentos_provocam_erros_processamento(a)_Eb.

Figura 1 - Diálogo do comando Pavimento Ativos

No grupo "Pavimentos", selecione um dos pavimentos (por exemplo, o Baldrame), que será considerado ativo.

No grupo "Fundações e Pilares" adote as configurações informadas na figura do diálogo do comando (maiores informações sobre estas configurações em Pavimento ativos).

A consideração das fundações com vínculo de apoio do tipo "Engastado" é importante para o processamento de um pavimento isolado, pois podem existir pilares sem travamento por vigas neste nível, gerando instabilidade do elemento isolado de fundação, caso esteja liberado.

Todos os demais pavimentos serão indicados na Janela de Projeto com um sinal "(-)" ao lado de seu nome, indicando sua exclusão no cálculo da estrutura.

Identificacao_pavimentos_provocam_erros_processamento(b)_Eb.

Figura 2 - Pavimento Baldrame ativo

Pressionando o botão processar_estrutura, pode-se verificar se o processamento do pavimento será feito com sucesso, indicando que não localizam-se neste os possíveis problemas de lançamento que estão causando as incorreções na estrutura.

Repita o comando para todos os pavimentos e verifique quais deles apresentam problemas durante o processamento.

Sabendo-se em quais pavimentos estão localizados os problemas, basta acessar os croquis de cada pavimento e realizar os procedimentos para correção do lançamento.

Se durante os processamentos isolados, todos os pavimentos foram calculados com sucesso, é possível que estejam  ocorrendo as seguintes situações na estrutura original:

  • As fundações estavam liberadas e algum dos elementos não possuia travamento por vigas em nenhum dos pavimentos, gerando hipostaticidade local;

  • Nem todas as fundações foram realmente informadas, proporcionando base para a estrutura ou parte desta. Pode ocorrer de alguns pilares lançados não terem sido convertidos para fundações;

  • A estrutura apresenta-se hipostática, provavelmente devido ao lançamento de rótulas nos elementos. Caso exista pilares rotulados, recomenda-se engastá-los e então  processar novamente a estrutura, verificando se a mesma é processada com sucesso. Neste caso, deve-se fazer uma análise da estrutura e determinar a quantidade de pilares possíveis de serem rotulados, como por exemplo, rotulando-os pouco a pouco e processando a estrutura em cada etapa. O mesmo procedimento deve ser adotado para o caso de rótulas em vigas que possam estar gerando tais problemas de processamento.

tag(s): Lançamento, Pavimento, Processamento