Aplica-se às versões: EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Por que o Eberick emite a mensagem “AVISO: Relação de carga por área não usual para edifícios”, nos resultados da minha estrutura?

Artigo

Após o processamento da estrutura, o Eberick pode emitir alguns avisos destacando situações importantes a serem avaliadas pelo projetista. Nestes casos, será emitido pelo programa, no diálogo “Análise estática linear”, a mensagem "Estrutura processada com avisos", além da indicação de atenção atencao_processamento.gif .

 

analise_estatica_linear_com_aviso.gif

Figura 1 - Alerta de aviso emitido pelo programa

Este aviso será emitido em diferentes situações, citando-se como exemplo, o caso da relação do somatório das cargas aplicadas ao projeto e a área total das regiões de lajes não ser usual para edifícios.

Assim, ao clicar no botão “Resultados” do diálogo de Análise Estática Linear, a mensagem “AVISO: Relação de carga por área não usual para edifícios” será exibida abaixo da indicação da relação de carga por área.

resultados_analise_da_estrutura.gif

Figura 2 - Aviso indicando valor não usual da relação de carga por área

O item “relação”, no grupo de “Cargas Verticais” apresenta a relação entre a soma total das cargas permanentes e acidentais nas fundações e a soma das áreas das lajes da edificação (lajes convencionais, lajes de fundação e lajes de reservatório). Esta relação é um indicador sobre a correta introdução dos dados de carregamento no modelo da estrutura. Em projetos usuais de edifícios residenciais e comerciais este valor encontra-se geralmente no entorno de 1000 kgf/m². Para outros tipos de edificações os valores dependerão dos carregamentos utilizados.

Dessa forma, quando o valor da relação for inferior a 900 kgf/m² ou superior a 1300 kgf/m², será emitido o aviso exibido na figura acima, advertindo o usuário sobre possíveis problemas de lançamento.

O intervalo definido pelo programa para que a relação de carga por área seja considerada usual (entre 900 e 1300 kgf/m2) não corresponde a um valor estabelecido pelas normas vigentes, tratando-se apenas de uma convenção obtida através de práticas usuais de projeto.

A existência do aviso não indica necessariamente um equívoco no lançamento das cargas, mas somente um alerta para que este lançamento seja reavaliado pelo usuário, verificando se as cargas adotadas para o projeto estão, de fato, coerentes com o modelo estrutural.

tag(s): análise, Carga, Processamento