Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Qual a função da Grelha 3D na análise da estrutura?

Artigo

A função da Grelha 3D é permitir que o usuário tenha acesso aos resultados obtidos no cálculo dos painéis de lajes, possibilitando a verificação da análise elástica e do modelo fissurado. A visualização é feita de  forma tridimensional, mostrando a discretização das barras da grelha em planta ou em vista.

Analisando_a_Grelha_3D_(c)_Eb.

Figura 1 - Visualização da Grelha 3D

A janela Grelha 3D pode ser acessada através do menu Lajes - Grelha 3D ou do botão "Grelha"  grelha, na planilha de dimensionamento das lajes e tem a função de exibir em 3D os painéis de lajes discretizados. Para lajes maciças a discretização é feita com barras espaçadas  de valor previamente definido em Configurações - Análise, botão Painéis de lajes, enquanto que para as demais lajes como as  nervuradas e pré-moldadas, o espaçamento das barras obedece a distância entre nervuras.

A Grelha 3D somente pode ser acessada, caso a estrutura já tenha sido processada (botão para processamento processar_estrutura).

Através desta janela, tem-se acesso a diversos dados globais, principalmente aos diagramas de esforços solicitantes (axiais, fletores, torsores e cortantes) e o deslocamento da grelha para o modelo elástico e para o modelo fissurado (apenas com o Módulo Master). Nas versões Gold (Eberick V5 Gold e Eberick V6 Gold) são exibidos ainda os modelos de dimensionamento, que incluem os valores dos momentos Wood&Armer (+) e Wood&Armer (-)  e das armaduras inferior, superior e negativa adicional.

Com o módulo Master, os esforços e deslocamentos calculados pelo modelo considerando a fissuração podem ser visualizados somente quando a estrutura é processada com a opção Determinação de Flechas nas Lajes ativada. Deve-se ressaltar que esses esforços não são considerados no dimensionamento, mas sim na determinação da rigidez dos elementos.

Na área de visualização da Grelha 3D pode-se ter acesso a uma janela chamada "Legenda", a qual apresenta os intervalos dos resultados (esforços ou deslocamentos) que estão sendo visualizados na grelha, sua unidade  e os valores máximos e mínimos. Os intervalos são representados por cores assim como as barras na discretização da grelha, facilitando a localização dos resultados.

Ao selecionar uma barra da grelha é apresentada outra janela chamada "Valores", cuja função é informar o número da barra selecionada e o valor do esforço na extremidade inicial e final do segmento de barra clicado.

Analisando_a_Grelha_3D_(d)_Eb.

Figura 2 - Visualização das janelas "Legenda" e "Valores"

Além dos comandos de visualização de uma janela normal, tem-se acesso aos botões de controle que definem as propriedades do diagrama em análise.  Esses botões se encontram na parte superior da janela. Caso não estejam habilitados deve-se acessar o menu "Visualizar - Barra de Ferramentas - Diagramas".

 Analisando_a_Grelha_3D_(b)_Eb

Figura 3 - Barra de Ferramentas Diagrama

  • Elástico-Fissurado: permite escolher a visualização do diagrama desejado (momentos fletores, momentos torçores, esforços cortantes ou deslocamentos), considerando o modelo elástico, fissurado ou  de dimensionamento;

  • Combinação: O usuário pode definir o tipo de combinação a ser visualizada na grelha 3D (esse comando está disponível a partir do módulo Master);

    Permite-se escolher a combinação de ações a ser plotada na Grelha. São utilizadas:

    • Combinações últimas para os esforços axiais, fletores, torsores e cortantes no modelo elástico;

    • Combinações de serviço para os deslocamentos no modelo elástico e fissurado e para os esforços fletores e redução na rigidez no modelo fissurado.

    São apresentadas somente as combinações últimas e de serviço relacionadas com as lajes, diferentemente das relacionadas no Pórtico Unifilar.

  • Escala: permite alterar a escala de visualização, facilitando a verificação de valores quando existem concentrações de tensões;

    É a relação entre o maior valor encontrado no diagrama e o maior valor efetivamente utilizado para montar a escala de cores do diagrama. Tem a função de melhorar a visualização da diferença entre valores positivos e negativos. Por exemplo, caso um diagrama possua um valor máximo de 5000, podemos definir que todos os valores acima de 4000 (por exemplo, escala: 80%) serão plotados com a mesma cor.

    Este item tem como função principal facilitar a visualização dos valores quando existem concentrações em um ou mais pontos. Definindo a escala pelo valor normal (100%), o gradiente de cores concentra-se em torno destes pontos, dificultando a visualização do restante dos diagramas. Diminuindo a escala, consegue-se uma melhor visualização.

    • Figura


       

    • Escala_100_Grelha3D_eB.

      Diagrama representado na escala 100%

      Escala_35_Grelha3D_eB.

      Diagramas representados na escala 35%


       

  • Vista: Pode-se escolher dois tipos de vistas: superior (em planta) ou frontal, acessados através dos íconesgrelha_superior e grelha_frontal, respectivamente;

Permite visualizar a grelha 3D sob dois tipos diferentes de vistas: superior (em planta) ou frontal. Em ambos os casos, estão disponibilizados os comandos de posicionamento da grelha 3D, podendo-se movê-la ou rotacioná-la para as posições requeridas.

  •  
    • Figura

      vista_sup_grelha3D_eB.

      Vista superior da Grelha 3D

      vista_front_grelha3D_eB

      Vista frontal da Grelha 3D

Com a vista superior ativa, não será possível ampliar os esforços nem os deslocamentos através da opção "Ampliação".

  • Fator: Refere-se a um  multiplicador dos esforços e deslocamentos para facilitar a visualização e  análise dos resultados.

É possível configurar um fator multiplicador dos esforços e dos deslocamentos que serão plotados na grelha 3D, facilitando a análise dos resultados pelo usuário.

Caso os diagramas não estejam adequados para a análise dos resultados, deve-se aumentar o valor contido neste campo.

Se estiver sendo utilizada a vista superior, este campo ficará inoperante.

Pode-se ter acesso aos comandos citados através do menu Visualizar-Propriedades ou clicando com o botão direito do mouse sobre a área de CAD da Grelha 3D, botão "Propriedades" no menu de contexto.

 Analisando_a_Grelha_3D_(e)_Eb.

Figura 4 - Janela de Propriedades da Grelha 3D

Muitas vezes é interessante utilizar a escala e ampliação de forma exagerada, o que facilita a análise do comportamento dos painéis de lajes. Dessa forma, podem-se encontrar pontos de concentrações de tensões ou deslocamentos excessivos.

tag(s): análise, Escada, Laje