Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

O que significa cada status da tabela "Resultado" da janela de Pilares?

Artigo

Status são observações sobre a situação de cálculo dos pilares que se apresentam na tabela "Resultado" na janela de pilares. São estes:

  • CALCULADO- O pilar foi calculado pelo processo da linha neutra, de acordo com a  norma NBR 6118/2007;

  • BIT GRAV- Se o pilar apresentava o status CALCULADO e foi alterada a bitola indicada pelo programa, selecionando outra, na lista de bitolas disponíveis. Ao recalcular o pilar através dos botões recalcular. ou calcular_todos , o status BIT GRAV será alterado para CALCULADO e a bitola escolhida não será mantida;

  • GRAVADO- O pilar apresentará o status GRAVADO ao acessar o botão gravar_bitola. ou se  o número de barras for alterado através dos botões adicionar. e subtrair.. Ao retirar as barras da seção de um pilar, clicando em subtrair., a alteração somente será feita se a quantidade de barras for suficiente para atender a mínima calculada. Caso não seja suficiente, o programa simplesmente mantém o mesmo número de barras e altera o status para GRAVADO. Se for acessado o botão calcular_todos, será emitido o aviso: "Existe alguns elementos com bitolas gravadas. Recalcular todos?". Se a resposta for sim o status GRAVADO será alterado para CALCULADO e a bitola retornará ao resultado inicial.

Se após fazer as modificações das bitolas, utilizando os status GRAVADO e BIT GRAV, necessitar processar a estrutura novamente através do botão processar_estrutura mantendo selecionado o item "Dimensionamento dos elementos", o programa manterá esses status, assim como as bitolas escolhidas pelo usuário;

  • ESPERA OK- Os pilares de fundação são dimensionados normalmente, como qualquer outro pilar, com base em sua seção transversal, esforços e altura. Como a altura costuma ser menor que a do pavimento acima e a carga quase igual, normalmente o cálculo resulta em uma armadura inferior à do pilar superior. Habilitando a opção "Adotar espera na fundação igual a do pilar superior" no item "Espera",  através do menu Configurações-Dimensionamento-Pilares, o Eberick verificará esta situação e utilizará, caso possível, a mesma armadura do pilar superior. Este status significa que foi adotada a armadura do pilar superior. Caso a opção  "Adotar espera na fundação igual a do pilar superior" estiver desabilitada, ao calcular os pilares o status indicará CALCULADO.

Se forem feitas alterações das bitolas nos pilares que apresentam igualdade na coluna "igual", a igualdade simplesmente vai desaparecer sem modificar os pilares iguais ao alterado.

Segue abaixo um quadro indicando as mudanças possíveis:

tab_Resul_janela_Pilares_eb.

tag(s): Dimensionamento, Pilar