Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Qual o procedimento para verificar as flechas em vigas?

Artigo

As obras, no seu conjunto ou em parte, devem resistir a todas as solicitações oriundas do carregamento aplicado ou de deformações impostas, durante o período de construção e de sua vida útil, com uma conveniente margem de segurança. Além disso, não devem apresentar deformações excessivas, que possam comprometer o conforto de sua utilização, ou indesejável grau de fissuração que, por facilitar a corrosão, venha a diminuir sua durabilidade.

Assim sendo, o objetivo do cálculo de uma estrutura em concreto armado é o de se garantir, a um só tempo, uma adequada segurança contra a ruptura provocada pelos esforços atuantes (Estado Limite Último), a adoção de providências que evitem a corrosão e garantam sua durabilidade e a limitação das deformações oriundas das solicitações atuantes (Estado Limite de Serviço).

O Eberick permite verificar a linha elástica das vigas acessando a planilha de dimensionamento dimensionar_vigas., visualizando-se  na área de CAD o diagrama de deslocamentos, viga por viga, pressionando o botão deformacao.

Verificacao_flecha_vigas(a)_eb.

Figura 1 - Área de CAD da janela de dimensionamento de vigas

O Eberick possibilita verificar também as flechas para todas as vigas do pavimento, apresentando em um diagrama visto em planta, os valores calculados. Esta forma de análise dos deslocamentos  é, na grande maioria dos casos, preferível à análise viga a viga, que não retrata o comportamento de todas as vigas inseridas no pavimento. Para tanto, acesse o menu Vigas - Flechas ou diretamente pelo botão flechas. Assim, tem-se o seguinte esquema:

Verificacao_flecha_vigas(b)_eb

Figura 2 - Diagrama de flechas em vigas

Neste diagrama, são apresentadas as flechas nodais e as flechas máximas ocorridas em cada trecho (quando aplicável).

Com o módulo Master o usuário poderá verificar a flecha referente a cada combinação ou da própria envoltória de esforços, definindo através da barra de carregamentos. Esta barra de ferramentas será exibida de acordo com o definido no menu Visualizar - Barra de Ferramentas, ativando a opção Carregamentos.

Quando o trecho da viga ultrapassou o limite configurado em menu Configurações - Dimensionamento - Vigas , antes do diagrama, o programa emite uma janela de mensagens, indicando o trecho da viga com seu deslocamento e o seu fator.

Verificacao_flecha_vigas(c)_eb

Figura 3 - Verificação dos deslocamentos excessivos

Para facilitar a análise das flechas excessivas no diagrama, além da janela de mensagens emitida, são grifadas na cor amarelo as vigas que ultrapassaram o limite configurado, conforme mostra a figura abaixo:

Verificacao_flecha_vigas(d)_eb.

Figura 4 - Representação das flechas excessivas no pavimento

Além desta indicação, as flechas são classificadas em três tipos e mostradas conforme a cor do ponto:

  • Ponto azul Verificacao_de_flechas_em_vigas(f)_eb: flechas menores de 0,5 cm;

  • Ponto amarelo Verificacao_de_flechas_em_vigas(g)_eb: flechas entre 0,5 e 1,0 cm;

  • Ponto vermelho Verificacao_de_flechas_em_vigas(h)_eb: flechas maiores de 1,0 cm.

Mesmo que a flecha esteja com um ponto vermelho, não é necessariamente excessiva, pois pode não ter ultrapassado o limite configurado.

Para a determinação dos esforços para dimensionamento das peças no Estado Limite Último, pode-se fazer uma análise elástica da estrutura, na qual a rigidez das peças é determinada apenas pela seção bruta de concreto, desprezando-se a fissuração e a presença de armadura, desde que se garanta a dutilidade das peças estruturais.

Embora a análise elástica permita a determinação do deslocamento em cada ponto da estrutura, eles fornecem apenas uma estimativa dos deslocamentos reais, uma vez que consideram a seção "cheia" dos elementos. Nesta análise, não são levados em conta a fissuração do concreto nem os efeitos da deformação lenta. Sabe-se que os deslocamentos imediatos reais são maiores do que os elásticos, cerca de duas ou três vezes. Com isso, é um procedimento usual de projeto  multiplicar as flechas elásticas por um fator definido, como forma de estimar as flechas reais.

O Eberick com o módulo Master calcula o valor das flechas imediatas e diferidas conforme definido no item 17.3.2 da NBR6118:2003. Mais...

No AltoQi Eberick, as flechas elásticas apresentadas como resultado encontram-se majoradas, uma vez que é adotado um módulo de elasticidade reduzido para as peças. Como padrão, é definida para as vigas uma redução de rigidez de 0.5 para considerar a não linearidade física, valor este que pode ser configurado acessando o menu Configurações - Análise.


Tópicos Relacionados

Diagrama de deslocamentos em vigas

Diagrama de flechas

tag(s): análise, Dimensionamento, Viga