Aplica-se às verões: EbV5Gold, EbV6, EbV6Gold, EbV7, EbV7Gold

 

Assunto

Por que a altura do pilar de fundação na janela de edição do pilar e a altura detalhada junto às fundações não são iguais, mesmo se o pilar possuir elevação igual a zero?

Artigo

A altura do pilar de arranque das sapatas está em função da profundidade de escavação da sapata (df), que é medida do nível da viga até a base da sapata.

 Det sapata.gif

Representação genérica do corte de uma sapata

Assim, tendo o usuário arbitrado um valor para a profundidade de escavação da sapata (valor informado na coluna “df” da aba “Altura”, na janela de dimensionamento de sapatas), é calculada pelo programa a altura do pilar.

 df.gif

Df (profundidade de escavação) definido para as sapatas

 A altura do pilar calculada pode ser visualizada na janela de dimensionamento de sapatas, na aba “Pilar”, coluna “Altura”, não podendo ser editada pelo usuário, e corresponde ao mesmo valor de df adotado pelo usuário.

 altura pilar para sapata.gif

Altura do pilar calculada pelo programa (não editável)

Por outro lado, a altura do pilar informada na janela de edição do elemento (item “Altura da barra”, da janela do pilar de fundação), não corresponde ao valor real de obra, sendo considerado, assim como no caso dos blocos, para a criação do modelo estrutural e obtenção dos esforços atuantes. No caso do usuário desejar que o modelo da estrutura considere o cálculo exato dos pilares em função da cota de assentamento da fundação, basta informar para cada altura do pilar o mesmo valor de “df” informado ao programa.

Caso a altura do pilar informada no croqui ou o valor de “df” arbitrado seja menor que a altura da sapata calculada pelo programa (h1), será emitido o "Erro D42 – Altura da sapata maior que a permitida".

tag(s): Detalhamento, Fundações, Sapatas