Aplica-se às versões: EbV5Gold, EbV6, EbV6Gold, EbV7, EbV7Gold

 

Assunto

Por que a altura do pilar de fundação na janela de edição do pilar e a altura detalhada junto às fundações não são iguais, mesmo se o pilar possuir elevação igual a zero?

Artigo

O detalhamento do pilar de fundação, juntamente ao bloco a que está associado, é realizado conforme segue o detalhe genérico abaixo:

 alturas dos blocos.gif

 

Representação genérica do corte de um bloco

Assim, pode-se dizer que a cota de arrasamento da fundação depende do valor dado para ha (arranque) na janela de dimensionamento dos blocos, tabela “Altura”.

 ha.gif

Ha (arranque) definido para os pilares de fundação

Este arranque define a distância entre o topo das vigas de baldrame e o topo dos blocos, independentemente do valor arbitrado para a altura dos pilares em seu lançamento (valor definido no item “Altura da barra”, da janela de edição de pilares). Portanto, mesmo que os pilares sejam definidos com altura de 200cm, por exemplo, estes serão detalhados com altura de ha + altura útil do bloco. Cabe lembrar que a altura útil do bloco corresponde a altura do bloco calculada pelo programa (hb) menos o cobrimento adotado para as estacas (coluna “CB” da aba “Seção”, da janela de dimensionamento de blocos).

 hb e cb.gif

Representação da altura do bloco (hb) e do cobrimento das estacas (CB)

Com isso, a altura do pilar informada na aba “Pilar”, da janela de dimensionamento de blocos, corresponde ao valor calculado conforme o exposto acima, que é a altura real do pilar em obra, não podendo, portanto, ser alterada pelo usuário.

Por outro lado, a criação do modelo da estrutura e esforços atuantes não tem relação com o pilar estar ou não embutido no bloco. Para a criação do modelo o pilar é considerado com a altura lançada para ele, sendo que a condição de apoio das vigas deve ser verificada através dos resultados do pórtico (pórtico unifilar, diagramas de esforços nas vigas, carga atuante nos pilares, etc).

Dessa forma, conclui-se que é adequado adotar valores semelhantes entre a altura da barra e a altura calculada pelo programa (altura útil do bloco + arranque), para que o modelo da estrutura represente mais fielmente as reais condições existentes em obra. 

Caso o valor calculado para a altura útil do bloco mais a altura do pilar de arranque (HB-CB+HA) seja maior que a altura configurada para o pilar ("Altura barra" definida no diálogo de edição do pilar), será emitido o "Erro D55 – Altura do bloco maior que a altura do pilar".

tag(s): Blocos, Detalhamento, Fundações