Aplica-se às versões: EBv5Gold , EBv6Gold, EBv7Gold, PMv7G, EBv7Gold, PMv8G

Assunto:

Quais os principais recursos do Eberick para obter um detalhamento mais otimizado das armaduras das lajes?

Artigo:

O Eberick conta com uma série de configurações que possibilitam apresentar automaticamente o detalhamento das lajes com uma maior unificação das faixas de armaduras e com uma representação otimizada nas plantas de detalhamento. Estas configurações podem ser ajustadas a critério do projetista a fim de obter o detalhamento desejado, de acordo com as suas preferências construtivas. Neste artigo serão apresentadas as configurações de detalhamento e os coeficientes de escolha automática das armaduras.

No artigo complementar Otimização do detalhamento das lajes – Parte I são apresentadas as configurações referentes à determinação das regiões de armaduras.

Opções de detalhamento:

Em “Configurações – Detalhamento – Lajes” o programa apresenta uma série de configurações que permitem organizar a representação das armaduras nos detalhamentos.

Opções de detalhamento das lajes

Figura 1 – Opções de detalhamento das lajes

Para melhor apresentar as configurações de detalhamento das lajes, vamos organizar a representação das armaduras em um exemplo de detalhamento de lajes.

Otimização do detalhamento das lajes – Parte II

Figura 2 –  Detalhamento das lajes

A primeira configuração de detalhamento que vamos aplicar é habilitar a opção “Otimizar detalhamento”,disponível apenas nas versões Eberick V8 Gold em diante. Esta configuração tem como objetivo definir uma nova posição para os textos das armaduras nas situações onde estes estejam sobrepostos a outros textos do detalhamento, além do nome de vigas e pilares, simbologia do nome da laje, entre outros. Também irá otimizar a posição dos nomes das lajes buscando novas posições evitando sobreposições. 

Opção “Otimizar detalhamento” desabilitado e habilitado

Figura 3 – Opção “Otimizar detalhamento” desabilitado e habilitado

Repare que ao habilitar essa configuração, o programa altera a posição dos textos a fim de evitar a sobreposição.

É importante observar que esta alteração ocorre apenas quando há espaço suficiente para tal reposicionamento.

A próxima etapa será separar as plantas para as armaduras em X e Y, habilitando as opções presentes na configuração “Separa plantas”. Esta configuração permite separar o detalhamento das armaduras em plantas diferentes, separando as armaduras na direção X e Y. Pode ser aplicada de maneira independente aos capitéis, armaduras positivas e negativas.

Separar as plantas em X e Y

Figura 4 – Separar as plantas em X e Y

Ao separar as plantas, é apresentando um detalhamento menos carregado, no entanto, teremos uma maior quantidade de pranchas.

Dando sequencia a otimização do detalhamento,  vamos habilitar a opção “Usar fundo opaco” nas opções “Descrições das armaduras”. Habilitando esta configuração, a descrição das armaduras de continuidade e contra fissuração é apresentada com um fundo opaco. Essa configuração tem por objetivo destacar a descrição das armaduras, cortando os elementos que passam sobre o mesmo.

Figura 5 – Fundo opaco “Desabilitado” e “Habilitado”

Figura 5 – Fundo opaco “Desabilitado” e “Habilitado”

A descrição das armaduras também pode ser apresentada nos detalhamento de forma “Completa” ou “Sucinta”. Na opção “Completa” o programa apresenta todas as informações da barra como quantidade, posição, bitola, espaçamento e comprimento unitário. Na opção “Sucinta” o programa apresenta a descrição da quantidade, posição e espaçamento enquanto as demais informações estarão disponíveis apenas na relação de aço.

Descrição das armaduras “Sucinta” e “Completa”

Figura 6 – Descrição das armaduras “Sucinta” e “Completa”

Nesse exemplo de detalhamento, com fim didático, vamos adotar a descrição das armaduras de forma sucinta. Observe que ao aplicar as configurações de detalhamento informadas acima, foi obtido um detalhamento mais limpo para as armaduras das lajes.

Detalhamento final das armaduras das lajes

Figura 7 – Detalhamento final das armaduras das lajes

Coeficiente de escolha das armaduras

Em “Configurações – Dimensionamento – Lajes – Coeficientes”, o programa permite configurar os parâmetros para escolha inicial das armaduras das lajes do projeto. Quanto maior o coeficiente, maior importância terá o item correspondente no processo de detalhamento dos elementos. Caso seja atribuída prioridade a todos os itens, os mesmos serão anulados.

Coeficientes de escolha das armaduras das Lajes

Figura 8 – Coeficientes de escolha das armaduras das Lajes

Os coeficientes de escolha das armaduras podem ser configurados para cada tipo de elementos do projeto através da janela “Configurações – Dimensionamento”, na aba dos respectivos elementos.

Os coeficientes para a escolha das armaduras possuem as seguintes definições:

Área de Aço: O programa seleciona a armadura com a bitola que proporcionar a área de aço mais próxima ao valor calculado;

Mão de Obra: O programa seleciona a armadura com menor número de barras (o que proporciona menor demanda de mão de obra);

Diâmetro das Barras: O programa seleciona a armadura com barras de menor diâmetro (o que proporciona maior facilidade no dobramento);

Lembrando que independentemente da escolha das armaduras realizado pelo programa através dos coeficientes, o usuário pode alterá-las na janela de dimensionamento das lajes. Os arranjos disponíveis para cada armadura (bitolas configuradas e com dimensionamento OK) podem ser acessados nas caixas de seleção correspondentes, nas abas “Positivo”, “Continuidade” e “Regiões” da planilha de dimensionamento das lajes.

Janela de escolha das armaduras das lajes

Figura 9 – Janela de escolha das armaduras das lajes

De todo modo, recomendamos ajustar as configurações de “Dimensionamento” disponíveis no menu “Configurações – Detalhamento– Lajes” e “Coeficientes”, que se encontra no menu “Configurações – Dimensionamento – Lajes – Coeficientes”, visando um resultado de detalhamento mais próximo possível ao desejado, de acordo com as preferências do usuário.

tag(s): Detalhamento, lajes, Otimização