titfundacoes1.

Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Por que, ao gerar as pranchas das fundações, o programa emite um aviso informando que determinado elemento não coube na área útil?

Artigo

Esta observação é feita para informar ao usuário que o formato da prancha pretendida não apresenta área útil suficiente para detalhar todos os elementos de fundação presentes no projeto (ver tamanho da área útil para desenho).

Em determinados projetos, verifica-se a ocorrência de blocos ou sapatas com mesmas dimensões, porém com pilares de arranque com diferentes características entre si .  

Sendo assim, o programa pode estar criando um único "layout" no qual são detalhados, lado a lado, os diferentes pilares que possuem elementos de fundações (sapatas ou blocos) idênticos ao lado do bloco ou sapata (veja a figura abaixo).

Este layout poderá apresentar dimensão maior se comparada a dimensão da área útil da prancha (no caso a largura), gerando então o aviso informado acima.

Fundacoes_nao_cabem_na_prancha(a)_eb.

Figura 1 - Detalhamento de pilares de arranque  P1 e P3 que possuem sapatas idênticas S1=S3

Existem várias maneiras de resolver esta situação, sendo que as soluções dependem da possibilidade de se utilizar ou não diferentes formatos de pranchas (A0, A1, etc) para o projeto.

 

Abaixo seguem as opções para solução desta situação:


Utilizando um formato qualquer de prancha

Esta é a situação mais simples, pois basta aumentar a área útil do desenho, acessando o menu Configurações-Pranchas e RA e alterar os campos referentes ao tamanho da área útil do desenho e, em seguida, gerar as pranchas novamente.

Se o tamanho da prancha não se enquadrar  com os padrões utilizados em projetos o usuário poderá utilizar as ferramentas de desenho do Eberick para desenhar as margens e o selo. Outra opção é inserir no desenho uma folha já existente (ver "Inserção de margem e selo nas pranchas"), através do comando Ferramentas-Ler DXF  e editar o detalhamento alterando a posição dos desenhos de maneira a enquadrá-los em determinada folha padrão.


Utilizando um formato padrão de prancha

Quando se deseja utilizar um formato padrão de prancha já se sabe previamente a área útil da mesma (ver "Inserção de margem e selo nas pranchas"). Portanto se o layout não couber na área de desenho o aviso será informado ao usuário. Para resolver esta situação pode-se recorrer a três distintas soluções:

1) Alterando o detalhe da fundação

O detalhamento da fundação pode ser maior que a área útil, no caso de conter o desenho de diversos pilares, porque o programa coloca todos os detalhes um ao lado do outro, na horizontal. Muitas vezes, pode-se reorganizar o desenho de uma fundação, mover alguns detalhamentos, fazendo o detalhe completo mais "quadrado". Como toda a edição precisa ser feita diretamente na prancha, é necessário fazer uso de um artifício:

  • Acessar o menu Configurações-Pranchas e RA;

  • Alterar os campos referentes ao tamanho da área útil para desenho para valores maiores como, por exemplo, 5000 x 5000;

  • Gerar as pranchas novamente;

  • Na janela de pranchas que se abrirá (em um tamanho bem maior que o normal), localizar o detalhe que não coube na prancha com o tamanho original;

  • Executar um duplo-clique sobre o layout e pressionar o botão "Editar";

  • Reorganizar o desenho conforme desejado (com o comando Manipular-Mover) e fechar a janela de edição.

Ao fechar a janela de edição, o layout do detalhamento na prancha estará alterado. Deve-se estimar se o novo tamanho é menor do que o tamanho final que se deseja para a prancha.

  • Sem fechar a janela de pranchas, acessar novamente o menu Configurações-Pranchas e RA;

  • Alterar os campos referentes ao tamanho da área útil do desenho para os valores desejados;

  • Voltando à janela de pranchas, acessar o menu Pranchas-Reordenar pranchas.

Com isso, o programa alterará o tamanho do conjunto de pranchas e reordenará todos os detalhes. Se a alteração efetuada tiver sido suficiente, basta completar as pranchas conforme desejado. Caso contrário, pode-se alterar novamente a configuração do tamanho da prancha para um valor maior ainda, reordenar novamente as pranchas (sem fechar a janela) e repetir o processo.

2) Detalhando cada pilar de arranque com sua respectiva fundação

  • Acessar o comando Configurações-Detalhamento;

  • Acessar a guia "Blocos" ou "Sapatas" de acordo com o tipo de elemento de fundação;

  • No grupo "Pilares" desabilitar o item "Agrupar pilares diferentes na mesma fundação".

Fundacoes_nao_cabem_na_prancha(b)_eb.

Figura 2 - Agrupar pilares diferentes na mesma fundação

Ao desabilitar esta opção, serão criados vários layouts, nos quais cada um conterá um pilar de arranque e um elemento de fundação (bloco ou sapata).

3) Detalhando somente os blocos ou sapatas

  • Acessar o comando Configurações-Detalhamento;

  • Acessar a guia "Blocos" ou "Sapatas" de acordo com o tipo de elemento de fundação;

  • No grupo "Pilares" desabilitar o item "Incluir detalhamento do pilar".

Fundacoes_nao_cabem_na_prancha(c)_eb.

Figura 3 - Incluir detalhamento do pilar

Ao desabilitar esta opção, os pilares de arranque não serão detalhados ao serem geradas  as pranchas da fundação, sendo detalhados somente os blocos ou sapatas. Deve-se lembrar, neste caso, de gerar o desenho dos pilares de arranque em uma nova prancha à parte.

tag(s): Detalhamento, Função, Prancha