Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold

Assunto

Quais os tipos de relação de aço disponíveis e quais as diferenças entre eles?

Artigo

O objetivo desse artigo é apresentar as configurações disponíveis para a exibição da relação de aço e quais as diferenças entre seus tipos.

Para tanto, serão geradas três pranchas de vigas de um determinado projeto, sendo que em cada prancha será incluída uma relação de aço diferente, para que seja possível comparar os tipos de relação disponíveis no programa.

Tipos de relação de aço

 O Eberick conta com três opções de relação de aço diferentes, que podem ser definidas através do menu “Configurações – Pranchas e RA”. 

Tipos_relacao_aco  (a)

Configuração dos tipos de Relação de aço

 

Como demonstrado na imagem acima, são disponibilizadas as relações de aço do tipo global, individual e seqüencial. Através desse mesmo menu pode-se definir qual será a numeração inicial para as barras, bastante útil quando já se tem algumas pranchas geradas, para não haver repetição na numeração das barras.

Pode-se definir, também, o acréscimo no peso de aço, devido aos desperdícios, em geral utiliza-se um acréscimo de 10%, ficando a critério do projetista a definição de qual o acréscimo a ser utilizado. 

Caso o modelo de relação de aço seja alterado após ter gerado uma prancha, é necessário gerar as pranchas novamente para que a alteração seja efetivada, visto que tais alterações não são atualizadas automaticamente pelo programa.

 

Relação do aço global

Nesse tipo de relação do aço, barras iguais (mesmo diâmetro e comprimento) apresentarão sempre a mesma numeração para os elementos de uma mesma folha. A relação será ordenada por aço e bitola. Na imagem abaixo temos o exemplo de uma relação de aço global, obtida a partir da prancha especificada anteriormente.

Tipos_relacao_aco (b)

Nesse tipo de relação, foram apresentados 19 tipos diferentes de barras, sendo três de aço tipo CA-60 e 16 do tipo CA-50.

 

Relação do aço individual

Para este tipo de relação de aço, a identificação das barras inicia com o nome N1, a partir de cada elemento. A igualdade entre as barras será verificada em cada elemento individualmente (nesse exemplo, em cada viga). Com isso, A relação será ordenada por elemento e por sua numeração. Na imagem abaixo temos o exemplo de uma relação de aço individual, obtida a partir da mesma prancha gerada anteriormente.

Tipos_relacao_aco  (c)

Nesse tipo de relação, foram apresentados 27 tipos diferentes de barras, sendo 9 de aço tipo CA-60 e 18 do tipo CA-50.

 

Relação do aço Seqüencial

Nesse tipo de relação do aço a numeração das barras é feita por elemento, porém sem repetição (de forma seqüencial). A igualdade entre as barras será verificada em cada elemento (nesse exemplo, em cada viga). Uma barra diferente (com diâmetro ou comprimento diferentes) será sempre renomeada com o próximo número disponível. A relação será ordenada por elemento e pela sua numeração. Na imagem abaixo temos o exemplo de uma relação de aço seqüencial, obtida a partir da prancha anterior.

Tipos_relacao_aco(d)

Nesse tipo de relação, foram apresentados 27 tipos diferentes de barras, sendo 9 de aço tipo CA-60 e 18 do tipo CA-50.

 

Nota-se, ao examinar o resumo do aço, que os comprimentos e pesos totais apresentados não foram alterados. As diferenças entre os tipos de relação do aço referem-se, portanto, ao modo como as barras serão agrupadas (por prancha ou por elemento) e também ao modo como as mesmas serão nomeadas (seqüencial por prancha ou seqüencial por elemento).

 

tag(s): Detalhamento, Lje, Pilar, Viga