Aplica-se às versões: EBv6, EBv6Gold, EBv7, EBv7Gold, PMv7, PMv7G, PMv8, PMv8G

Assunto

Como gerar os relatórios de cálculo e dos critérios adotados no projeto no Eberick?

Artigo

O Eberick disponibiliza aos calculistas uma série de relatórios referentes a análise dos esforços, dimensionamento dos elementos, reações nas fundações e critérios adotados no projeto. Estes relatórios podem ser obtidos separadamente para cada elemento estrutural, através das respectivas planilhas de dimensionamento, ou em um único documento contendo todos os relatórios agrupados. Neste artigo serão demonstradas as distintas maneiras de obter estes relatórios.

Formato do relatório

Em “Configurações – Relatórios”, na opção “Visualização”, o usuário pode escolher 3 formatos diferentes de apresentação dos relatórios, sendo:

Interna: Nesse formato o programa exibe o relatório em uma janela simples do Windows, contendo apenas as informações de textos (TXT), não exibindo imagens e linhas de tabelas. Esse relatório apresenta como vantagem uma apresentação mais rápida das informações solicitadas, pois não é necessário abrir nenhum software auxiliar, como um editor de texto (Exe.: Microsoft Word) ou um navegador de internet para visualizar.

RTF (WINWORD.EXE): Nesse formato o programa salva o relatório na extensão .RTF (formato “rich text”) na pasta “Memorial”, que se localiza na mesma pasta do projeto .PRJ, e abre-o simultaneamente em editor de texto, como o Microsoft Word. Esse formato exibe as imagens, quando presentes no relatório, e as linhas das tabelas.

Figura 01 – Relatório no forma RTF

Figura 01 – Relatório no forma RTF

HTML (chrome.exe): Nesse formato o programa salva o relatório na extensão .HTML (formato “HyperText Markup Language”) na pasta “Memorial”, que se localiza na mesma pasta do projeto .PRJ, e abre-o simultaneamente no navegador de internet definido como padrão no computador, por exemplo,o Google Chrome ou Internet Explorer. Esse formato exibe as imagens, quando presentes no relatório, e as linhas das tabelas.

Caso o formato escolhido seja RTF ou HTML, estará disponível a opção "Configurar página", na qual será aberta uma janela padrão do Windows com as opções de configurações da página onde será gerado o relatório.

Figura 02 – Configuração da página do relatório

Figura 02 – Configuração da página do relatório

Gerando relatórios através das planilhas de dimensionamento

Nas planilhas de dimensionamento dos elementos estruturais do Eberick, o programa apresenta o menu “Relatórios”, onde são disponibilizados os relatórios referentes ao dimensionamento de cada elemento da planilha, esforços nas peças estruturais entre outras informações referentes ao elemento em análise. Para gerar o relatório de dimensionamento de um elemento, pode-se selecionar a linha correspondente ao mesmo na planilha e solicitar o relatório desejado.

Figura 03 – Gerando os relatórios através da planilha de dimensionamento

Figura 03 – Gerando os relatórios através da planilha de dimensionamento

Gerando os relatórios da análise da estrutura

Os relatórios referentes às análises dos esforços ao longo da estrutura, bem como aos deslocamentos e as cargas nas fundações, podem ser obtidos através do menu “Estrutura – Relatórios”.

Figura 04 – Gerando os relatórios de análise da estrutura

Esses relatórios podem ser obtidos também após o processamento da estrutura, acessando o botão “Resultados” na janela de processamento ou através do botão “Mensagens” ( ).  Na janela “Análise estática linear” o programa apresenta informações referentes ao processamento da estrutura e também disponibiliza o comando “Relatórios”.

Figura 04 – Gerando os relatórios de análise da estrutura

Figura 05 – Gerando os relatórios de análise da estrutura após o processamento da estrutura

A partir do Eberick V7

Gerando o memorial de cálculo

No menu “Estrutura – Relatórios” o Eberick disponibiliza a ferramenta “Memorial de cálculo”, que tem como objetivo apresentar o Memorial de cálculo de todo o projeto em um único relatório, permitindo a inclusão de todos os resultados da análise da estrutura, bem como os resultados de cálculo e dimensionamento dos elementos estruturais. Na janela “Memorial de cálculo” o usuário pode escolher quais as informações do projeto que deseja incluir relatório. Maiores informações recomendamos a ajuda do programa, que pode ser acessa através do botão “Ajuda” disponível na janela Memorial de cálculo.  

Figura 06 – Gerando o memorial completo do projeto

Figura 06 – Gerando o memorial completo do projeto

Gerar o memorial de Critérios de projeto

No menu “Estrutura – Relatórios” o Eberick também disponibiliza o relatório “Critérios de projeto”, que apresenta especificações referentes as considerações adotas no projeto, como os dados da obra, critérios adotados para dimensionamento e análise dos elementos estruturais, normas relacionadas ao projeto, entre outros.

Os diversos campos deste relatório possuem espaço para edição das informações a serem apresentas. Inicialmente estão preenchidos com um texto default, no entanto, podem ser livremente editadas pelos usuários, para serem adequadas a cada projeto.

Gerando os relatórios de cálculo e critérios de projeto

Figura 07 – Gerando o memorial de critérios de projeto

Através dos diversos relatórios apresentados pelo programa, o Eberick proporciona aos calculistas uma maneira rápida de gerar as suas memórias de cálculo, bem como relatórios complementando e enriquecendo, ainda mais, os seus projetos.  

tag(s): Cálculo, Memorial, Relatório