Assunto

Neste artigo será demonstrado como cadastrar os valores unitários dos materiais e da execução dos elementos estruturais e como gerar o resumo de custo do projeto.

Vídeo

Artigo

Para que o projetista possa avaliar o custo total ou de elementos específicos da estrutura, ou até mesmo realizar uma análise comparativa de custos entre diferentes modelos estruturais, o Eberick apresenta o resumo de custos do projeto, com os valores de aço, concreto, forma, lajes pré-fabricadas e blocos de enchimento.

Para isso, o programa utiliza os valores dos materiais e da execução cadastrados pelo projetista. A seguir, será visto como alterar os valores pré-cadastrados pelo programa e como gerar o resumo de custos da estrutura.

Custos unitários

A ferramenta para gerar o resumo de custos da estrutura permite ao projetista selecionar quais materiais serão avaliados e contabilizados para o relatório. Cada elemento (aço, concreto, forma, lajes pré-moldadas e blocos de enchimento) tem um valor específico para o custo do material e para a execução. O programa vem com valores pré-configurados, mas o usuário deve cadastrar os valores em acordo com os utilizados na sua região.

Os tópicos abaixo demonstram onde configurar os valores de material e execução para cada elemento.

  • Custo do aço

O valor unitário do custo do material e da execução para o aço está disponível em “Configurações>Materiais e durabilidade>Barras”.

Figura 1 - Botão "Barras" na janela "Configurações>Materiais e durabilidade"

Na tabela de barras, é possível cadastrar os valores do custo do material e execução para cada diâmetro de barra, conforme demonstrado na imagem abaixo:


Figura 2 - Janela "Armadura"

  • Custo do concreto

O valor unitário do custo do material e da execução para o concreto está disponível em “Configurações>Materiais e durabilidade>Classes”.


Figura 3 - Botão "Classes" na janela "Configurações>Materiais e durabilidade"

Na janela de classes do concreto, é possível cadastrar os valores do custo do material e execução para cada classe de resistência, conforme demonstrado na imagem abaixo:


Figura 4 - Janela "Classes de concreto"

  • Custo da forma

O valor unitário do custo do material e da execução para a forma está disponível em “Configurações>Formas>Custo”.


Figura 5 - Botão "Custo" na janela "Configurações>Forma"

O botão para acesso da configuração de custos está disponível em qualquer uma das guias (Pilares, Vigas ou Lajes), mas direciona para a mesma configuração.

Na janela de custo de forma, é possível cadastrar os preços do material e execução para cada tipo de elemento estrutural:


Figura 6 - Janela "Custo de forma"

Vale lembrar que no custo do material da forma pode-se informar o valor considerando o número de reutilizações.

  • Custo das lajes pré-fabricadas e blocos de enchimento

O valor unitário do custo de lajes pré-fabricadas está disponível em “Configurações>Blocos de enchimento” na guia “Custo”.


Figura 7 - Aba "Custo" na janela "Configurações>Blocos de enchimento"

Ao selecionar um bloco de enchimento e clicar no ícone “...”, é possível cadastrar os valores do custo do material e execução por metro quadrado ou por bloco de enchimento. Nessa janela, o projetista pode optar por cadastrar o valor total por m² e zerar as enchimentos ou inserir o valor das vigotas por m² e o valor dos blocos de enchimento separadamente.


Figura 8 - Janela "Bloco de enchimento"

A forma de cadastro é opção do projetista, e geralmente depende da maneira com a qual a fabricante das lajes fornece seu orçamento.

Resumo de custos

Após realizar o dimensionamento da estrutura, será possível gerar o resumo de custos parcial ou total da edificação. No menu “Estrutura>Resumo de materiais...”, estará disponível a guia “Custos”, como demonstrado na imagem abaixo:

Figura 9 - Aba "Custo" na janela "Estrutura>Resumo de materiais"

Nessa janela, será possível selecionar de quais pavimentos serão extraídos o resumo de custos da estrutura e com quais itens o relatório será composto, dispondo das seguintes opções: aço, concreto, forma, lajes pré-fabricadas e blocos de enchimento.

Ao clicar em “Ok”, o programa exibe um relatório com a tabela de resumo de custo da estrutura, contendo os itens selecionados anteriormente. Para cada elemento selecionado, é apresentado o custo de cada componente individual (forma, aço, concreto, etc) e total, separado por pavimentos. Ao final da tabela, é apresentado o custo total do projeto, como é possível visualizar na imagem abaixo:


Figura 10 - Resumo de custos do projeto

 

Para alterar o formato de exibição do relatório, acesse o menu “Configurações>Relatórios>Visualização”

tag(s): Relatório; Resumo de custos;